Covid-19: Pessoas infetadas devem evitar contacto direto com animais de companhia

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 mar 2020 (Lusa) - A Ordem dos Médicos Veterinários recomendou hoje que as pessoas infetadas com Covid-19 peçam a alguém sem sintomas para cuidar dos animais de companhia ou usem máscara e luvas para o fazer se estiverem sós.

"Até hoje, não há qualquer evidência científica de que os animais de companhia possam transmitir o vírus ao seu detentor", disse à agência Lusa o bastonário dos veterinários, Jorge Cid, indicando que, por precaução, quando alguém estiver infetado deve pedir a outra pessoa para cuidar dos animais.

O novo coronavírus, sublinhou, não se transmite pelos animais: "Transmite-se de homem a homem".

Porém, se uma pessoa estiver infetada deve evitar o contacto direto com o animal, nomeadamente "festas e lambidelas", refeições e outros cuidados de maior proximidade, aconselhou o médico.

A Ordem dos Médicos Veterinários aconselhou também as clínicas e hospitais a reduzirem o atendimento às urgências.

Estas unidades devem evitar cirurgias de rotina e manterem-se "preparadas e abertas" apenas para situações consideradas urgentes, afirmou.

"Todas as clínicas do país reduziram os seus recursos humanos para protegerem o pessoal", revelou, acrescentando que quem precisar de atendimento presencial deve permanecer no exterior das instalações enquanto espera pelo animal.

Os profissionais pedem também que as pessoas entrem "uma a uma" nas instalações clínicas e que peçam a outra pessoa para acompanhar o animal, caso estejam infetadas.

Até ao momento, não se verificaram problemas, garantiu Jorge Cid, referindo que os utentes estão consciencializados de que não devem procurar os serviços, a não ser em casos da maior importância.

"Estamos também disponíveis para tirar todas as dúvidas por telefone ou via e-mail", declarou o responsável pela Ordem, segundo o qual foi feito "um reforço" neste sentido.

AH // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.