Covid- 19: Municípios da Região de Coimbra restringem acesso a piscinas e pavilhões

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 11 mar 2020 (Lusa) -- Os municípios da Região de Coimbra decidiram hoje por unanimidade restringir o acesso a piscinas municipais e pavilhões desportivos, com exceção dos treinos de atletas de competição, e encerrar um conjunto de equipamentos, na sequência do surto de Covid-19.

As determinações da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra passam por "suspender a realização de eventos em equipamentos municipais, proceder à avaliação casuística da suspensão/restrição da realização de mercados, realizar ações de sensibilização e esclarecimento para as IPSS [instituições particulares de solidariedade social] e associações com a presença dos delegados de saúde, encerrar equipamentos municipais tais como bibliotecas, museus municipais, entre outros, após análise casuística".

Os municípios definiram também incentivar a utilização das plataformas 'on-line' ou outros meios não presenciais para contactar com os serviços camarários e registar todos os cidadãos que contactem com os serviços públicos de responsabilidade das câmaras municipais.

É também indicado que se minimize o licenciamento de eventos nos espaços públicos e que se verifique a cedência de autocarros a entidades externas.

"Encetar a análise casuística da necessidade de encerramento de parques de campismo, suspender a realização de feiras cuja abrangência não seja estritamente de cariz local e restringir o acesso às piscinas municipais e pavilhões desportivos, com exceção dos treinos de atletas de competição" são outras das medidas.

Na reunião hoje realizada entre os municípios, estiveram presentes, além dos representantes das autarquias, o delegado de saúde regional do Centro, João Pimentel, e o comandante distrital de operações de socorro de Coimbra, Carlos Luís.

A CIM Região de Coimbra integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua, Vila Nova de Poiares, nos distritos de Coimbra, Viseu (Mortágua) e Aveiro (Mealhada).

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios.

O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

Em Portugal, a DGS atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (18), ao passar de 41 para 59.

A região Norte continua a registar o maior número de casos confirmados (36), seguida da Grande Lisboa (17) e das regiões Centro e do Algarve (três cada).

O boletim divulgado hoje assinala também que há 83 casos a aguardar resultado laboratorial e 3.066 contactos em vigilância, um aumento face aos 667 divulgados na terça-feira.

No total, desde o início da epidemia, a DGS registou 471 casos suspeitos.

O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) reúne-se hoje para discutir medidas de contenção do surto de Covid-19, incluindo a possibilidade de antecipação das férias escolares da Páscoa.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a epidemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

SSS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.