Covid-19: Prado e Rainha Sofia entre museus de Madrid fechados a partir de quinta-feira

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 11 mar 2020 (Lusa) - Todos os museus e arquivos públicos de Madrid, incluindo os museus Rainha Sofia e Prado, vão encerrar ao público a partir de quinta-feira, por causas da doença Covid-19, decretou o governo espanhol.

A medida, anunciada pelo Ministério da Cultura e Desporto de Espanha, é temporária e abrange todas as atividades culturais para o público na capital espanhola, mantendo-se operacionais os serviços internos, adiantou a agência noticiosa Efe.

A decisão de encerramento temporária abrange, entre outros, a Filmoteca Espanhola, os museus do Prado, Rainha Sofia, Museu Nacional Thyssen-Bornemisza e o Museu Nacional de Antropologia.

O encerramento manter-se-á "até novo anúncio" e é decidido como uma medida adicional para restringir a propagação da doença Covid-19, em Madrid, considerada "zona de alta transmissão".

O jornal EL Pais dá conta que, desde a semana passada, se regista "uma notória redução" de afluência de pessoas a espaços de lazer e de cultura.

Espanha registou até hoje, a meio do dia, 47 mortos provocados pelo novo coronavírus (mais 11 do que o anterior) e 2.002 pessoas estão infetadas (mais 363), a maior parte na região de Madrid, segundo a atualização dos números feita pelo Ministério da Saúde.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos, em 28 países e territórios.

O número de infetados ultrapassou as 120 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

Face ao avanço da epidemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 10.000 infetados e pelo menos 631 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

SS/(FPB) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.