Covid-19: Gaia fecha equipamentos municipais “por tempo indeterminado”

Covid-19: Gaia fecha equipamentos municipais “por tempo indeterminado”
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Vila Nova de Gaia fecha a partir de quinta-feira e “por tempo indeterminado”, devido ao surto de Covid-19, equipamentos municipais como piscinas e auditórios municipais, indicou esta terça-feira aquela autarquia do distrito do Porto.

Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Gaia aponta que “determinou o encerramento por tempo indeterminado e até anúncio de medida em contrário” os seguintes equipamentos municipais: piscinas municipais, Centro de Alto Rendimento, auditórios municipais, bem como a hospedaria do Parque Biológico de Gaia.

“Esta decisão assume-se de extrema importância nesta fase de contenção alargada face ao Covid-19, indo de encontro às recomendações das autoridades de saúde e às atuais necessidades de prevenção de propagação do vírus e de proteção da nossa população”, refere a nota da autarquia liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues.

A Câmara de Vila Nova de Gaia informa que durante o período de encerramento todos os equipamentos serão alvo de intervenções de higienização, desinfeção e manutenção e que decidiu reunir a Comissão de Emergência Municipal com os clubes locais e os agrupamentos de escolas para o devido acompanhamento do processo e adoção de medidas adequadas a cada fase de resposta ao novo Coronavírus.

Na segunda-feira esta autarquia já tinha anunciado o cancelamento ou suspensão de todos os eventos municipais de massa programados.

“A evolução da situação permitirá o posterior reagendamento das atividades e eventual regularização da programação anteriormente definida. Agradecemos a compreensão de todos e a adoção, por cada um, dos comportamentos aconselhados pelas autoridades de saúde”, termina a nota da autarquia.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a DGS.

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.