Covid-19: Hospital Santo António no Porto cria "circuito próprio" para casos suspeitos

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 mar 2020 (Lusa) -- O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) coloca hoje em funcionamento um "circuito próprio e absolutamente independente do serviço de urgência" dedicado a casos suspeitos relacionados com o surto de Covid-19, indicou o diretor clínico daquele equipamento.

A porta de entrada deste circuito, que fica próxima da entrada da urgência geral do Hospital de Santo António, no Porto, dá acesso a um espaço onde foram montados quatro gabinetes médicos, sete espaços de isolamento e uma enfermaria.

"Este espaço surge no contexto de plano de contingência nacional à Covid-19 e pretende criar um circuito próprio e independente no CHUP para atendimento de cidadãos suspeitos referenciados pela linha de saúde SNS24", referiu o diretor clínico do CHUP, José Barros.

De acordo com o responsável, as pessoas que chegarão a este espaço "entrarão por um circuito absolutamente independente do serviço de urgência" e nesse espaço farão as colheitas para análise, podendo aguardar em espaços individuais.

"Sendo o resultado positivo, há um circuito próprio para serem dirigidos ao serviço de infecciologia onde ficarão internados. Os negativos voltarão à comunidade", descreveu José Barros.

PFT // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.