Taxa de juro do crédito à habitação aumenta em Fevereiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 mar (lusa) -- A taxa de juro do crédito à habitação aumentou em fevereiro 0,012 pontos percentuais face ao mês anterior, para 1,432%, mas a prestação média manteve-se nos 258 euros pelo nono mês consecutivo, segundo o INE.

Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, a taxa de juro implícita aumentou 0,119 pontos percentuais relativamente à taxa observada em janeiro, tendo-se fixado em 3,103%, em fevereiro.

Nos contratos para aquisição de habitação, a taxa de juro fixou-se em 1,447%, aumentando 0,012 pontos percentuais face à taxa observada em janeiro.

Para os contratos celebrados nos últimos 3 meses, a taxa de juro implícita foi de 3,103%, mais 0,119 pontos percentuais do que em janeiro.

Nos contratos relativos a aquisição de habitação celebrados nos últimos 3 meses, a taxa de juro foi 3,073%, contra 2,957% no mês anterior.

O valor médio da prestação para o conjunto dos contratos de crédito à habitação celebrados nos últimos 3 meses fixou-se nos 334 euros, 9 euros acima do valor observado no mês anterior.

Nos contratos com destino a aquisição de habitação, o valor médio da prestação vencida fixou-se em 267 euros, mais um euro do que no mês anterior. Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses para financiamento de habitação, a prestação média vencida foi superior em 10 euros à registada no mês anterior, fixando-se em 347 euros em fevereiro.

Para a totalidade dos contratos de crédito à habitação, o valor do capital médio em dívida foi de 57.659 euros, contra 57.760 euros em janeiro. Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio do capital em dívida foi de 79.060 (78.302 euros em janeiro).

Para os contratos com destino de financiamento aquisição de habitação, o valor do capital médio em dívida foi de 60.609 euros, menos 107 euros do que no mês anterior. Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio do capital em dívida foi 82.543 euros (81.600 euros, em janeiro).

VP//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.