Covid-19: UTAD suspende eventos, atividades desportivas e deslocações ao estrangeiro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 09 mar 2020 (Lusa) -- A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, decidiu suspender eventos e atividades desportivas da responsabilidade da academia, bem como as deslocações em serviço para países afetados pela Covid-19.

Em Vila Real, as instituições estão também a aplicar planos de contenção da infeção pelo novo coronavírus e, depois do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) ter anunciado a suspensão temporária das visitas aos doentes, foi a UTAD a informar que, a partir de hoje, não são autorizadas deslocações em serviço para países com casos confirmados do Covid-19.

Através de um despacho interno, o reitor da academia, António Fontainhas Fernandes, acrescentou ainda que a "organização de eventos académicos no campus, principalmente os que impliquem a participação presencial de pessoas externas, deverá ser reduzida ao mínimo, ficando condicionada a sua realização a parecer favorável da equipa de coordenação do plano de contingência Covid-19 da UTAD".

A academia decidiu também suspender "os eventos e atividades desportivas da responsabilidade da UTAD" e recomenda que os "professores, investigadores, trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão, bem como estudantes oriundos de áreas afetadas, devem voluntariamente submeter-se a um período de contenção social, de 14 dias, após a sua chegada ao país".

Segundo o despacho do reitor, até que se encontrem disponíveis soluções de desinfeção para colocação junto dos terminais de leitura biométrica para controlo de assiduidade, está suspensa a utilização destes equipamentos.

Este documento será, de acordo com o responsável, objeto de revisão em função da evolução da avaliação que, em cada momento, for feita sobre a adequação das medidas adotadas à finalidade de prevenção e controlo da doença.

O plano de contingência da UTAD para a infeção pelo novo coronavírus visa "antecipar e gerir as possíveis repercussões da disseminação da infeção" na academia e identifica "áreas de isolamento" devidamente equipadas, para o caso de surgirem casos suspeitos.

A equipa coordenadora do plano é constituída pela Comissão de Biossegurança da UTAD e pela Escola Superior de Saúde.

Durante o fim de semana, o CHTMAD informou que as visitas a doentes nas unidades hospitalares de Chaves, Lamego, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real "estão temporariamente suspensas" por indicação do Ministério da Saúde, no âmbito do plano de contenção da infeção pelo Covid-19.

"Apelamos à compreensão de todos perante esta medida preventiva que visa garantir a segurança dos nossos utentes, visitas e profissionais. Procuraremos minimizar o impacto desta medida preventiva numa ótica de salvaguarda do bem-estar dos nossos utentes e dos seus familiares", salientou o conselho de administração.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.800 mortos.

Portugal regista 30 casos confirmados de infeção, segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado no domingo.

Todos os infetados, 18 homens e 12 mulheres, estão hospitalizados.

A DGS comunicou também que 447 pessoas estão sob vigilância por contactos com infetados.

PLI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.