Covid-19: Termina quarentena imposta a mais de 3.600 pessoas na Coreia do Norte

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 08 mar 2020 (Lusa) - A Coreia do Norte anunciou ter terminado a quarentena imposta a mais de 3.600 no país, uma medida de prevenção para combater a entrada do Covid-19 no território que ainda não registou nenhum caso.

Cerca de 3.650 pessoas que estavam em quarentena nas províncias de Kangwon e Chagang foram autorizadas na quinta-feira a regressar à normalidade, informou a rádio oficial norte-coreana, citada hoje pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, alertou em fevereiro as "sérias consequências" de uma possível disseminação do coronavírus no país.

Por causa disso, suspendeu as ligações aéreas e ferroviárias com o mundo exterior e proibiu a chegada de turistas ao país.

Devido ao fraco sistema de saúde no pai, muitos especialistas acreditam que a prevenção é para Pyongyang a única maneira de evitar uma grave crise de saúde provocada pelo Covid-19.

O país vizinho, a Coreia do Sul é o segundo país com mais casos de Covid-19 no mundo depois da China, e tem sido o país que regista mais novos casos da doença todos os dias.

As autoridades de saúde sul-coreanas anunciaram hoje 367 novos casos de contágio pelo novo coronavírus, elevando para 7.134 o total de infetados no país, onde já morreram 50 pessoas com a doença Covid-19.

Segundo as autoridades sul-coreanas, Kim enviou uma mensagem pessoal de "conforto" endereçada ao povo sul-coreano.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou cerca de 3.600 mortos entre mais de 105 mil pessoas infetadas numa centena de países e territórios.

Das pessoas infetadas, cerca de 60 mil recuperaram.

Depois de a China ter colocado 60 milhões de pessoas em quarentena para tentar travar a epidemia, a Itália anunciou uma medida idêntica no Norte do país, que pode afetar cerca de 16 milhões de pessoas em cidades como Milão, Veneza ou Parma.

A Itália registou já 233 mortos em quase seis mil pessoas detetadas com o novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Em Portugal, estão confirmados 21 casos de infeção e o Governo anunciou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte.

Foram também encerrados temporariamente alguns estabelecimentos de ensino secundário e universitário.

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu que o risco da epidemia em Portugal poderá ser reavaliado nas próximas horas, e levar à adoção de novas medidas excecionais.

MIM // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.