Ucrânia: PM cancela viagem a Haia para concluir conversações com FMI

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 23 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Iatseniuok, anunciou hoje que não vai à cimeira de Haia, na Holanda, que começa na segunda-feira, porque tem de concluir as conversações com a missão do FMI em Kiev.

"Cancelo a minha viagem a Haia. Amanhã [segunda-feira] temos de continuar as negociações para completar o programa com o FMI", declarou Iatseniouk na abertura de uma reunião do conselho de ministros.

Cerca de meia centena de líderes mundiais reúnem-se a partir de segunda-feira para debater, em Haia, formas de evitar ataques nucleares.

À margem desta cimeira, e por iniciativa do presidente norte-americano, Barack Obama, os líderes do grupo das sete maiores economias mundiais (G7 - Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Japão) vão reunir-se para discutir sanções adicionais a impor à Rússia pela anexação da Crimeia.

A Ucrânia, que nesta altura se impõe na agenda dos dirigentes mundiais pela grave situação política, foi um dos "casos exemplares" apresentados na Cimeira de Seul, em 2012, por ter completado o processo de entregar à Rússia todas as reservas de urânio altamente enriquecido e converter os reatores nucleares para a utilização de urânio pouco enriquecido.

Entre outros, participam na Cimeira de Haia os presidentes Barack Obama, François Hollande (França), Xi Jinping (China), Park Geun Hye (Coreia do Sul), o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e os primeiros-ministros Shinzo Abe (Japão), Stephen Harper (Canadá) e Arseni Iatseniuk (Ucrânia). A Rússia vai estar representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

ARP (MDR) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.