Ucrânia: Polónia, Hungria e Roménia podiam partilhar zona ocidental - extrema-direita russa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Varsóvia, 24 mar (Lusa) -- O líder do partido liberal-democrata russo (LDPR, extrema-direita), Vladimir Jirinovski, propôs à Polónia, à Hungria e à Roménia a partilha da Ucrânia ocidental, disse hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco, que qualifica a proposta de "absurda".

"Uma carta com aquela proposta chegou à embaixada da Polónia em Moscovo", indicou o porta-voz do ministério, Marcin Wojciechowski, à agência France Presse.

"Consideramo-la um grande absurdo", adiantou.

Na carta, o líder do LDPR sugere a organização de referendos, à semelhança do que aconteceu na Crimeia, nas regiões da Ucrânia que já pertenceram à Polónia, à Roménia e à Hungria, segundo a televisão pública polaca.

"Apenas uma mente doente pode ter tais ideias", comentou Tomasz Nalecz, colaborador próximo do Presidente polaco, Bronislaw Komorowski.

Após um referendo realizado no passado dia 16, que a comunidade internacional considera violar o direito internacional, a península da Crimeia, no sul da Ucrânia, foi anexada pela Rússia.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.