Alterações à lei eleitoral da maioria na especialidade, proposta do PS “chumbada”

| Política
Porto Canal

O projeto de lei da maioria PSD/CDS-PP para alterar a lei eleitoral baixou hoje à respetiva comissão parlamentar para reapreciação, com voto contra do PS, enquanto a iniciativa socialista semelhante foi "chumbada" por todos os outros partidos.

O deputado do PS José Magalhães lamentou não ter sido possível encontrar o consenso necessário para proceder às alterações propostas a tempo das próximas eleições europeias de 25 de maio.

"Perto das eleições, é tudo muito tarde. Antes das eleições é tudo muito cedo e acaba por ficar em coisa nenhuma", lastimou.

O líder parlamentar social-democrata já tinha declarado que não valia a pena o Parlamento andar "num número de última hora, com ‘sprints' de forma atabalhoada, para não dizer trapalhona".

"O PSD está empenhado numa solução legislativa que respeite o princípio da igualdade de tratamento e o princípio da liberdade editorial. Lamentamos que o PS queira apresentar uma solução sabendo-se que não há condições de consenso nem condições práticas em virtude do tempo apertado de que dispomos", disse, assegurando que, com a atual legislação e "algum bom senso" das partes, há "condições para que a campanha esclareça os eleitores e haja a devida cobertura mediática".

O deputado democrata-cristão Telmo Correia vincou também a necessidade de um diploma que "dê conforto à câmara (Parlamento), desde a bancada do BE até à do CDS", sem iniciativas legislativas "a mata-cavalos".

Os parlamentares do PCP e do BE António Filipe e Pedro Filipe Soares, respetivamente, acompanharam as críticas à atitude dos socialistas e todos votaram favoravelmente à discussão do projeto de lei da maioria nos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, por 90 dias.

O projeto socialista, entre outras medidas, prevê que deveria ser a Comissão Nacional de Eleições (CNE) a "instituir e assegurar um mecanismo de concertação e mediação entre as candidaturas e os órgãos de comunicação interessados" com o objetivo de descobrir "uma pluralidade de modalidades de esclarecimento e de confronto de opiniões que compatibilizem os direitos das entidades concorrentes, dos órgãos de comunicação e dos eleitores", depois de ouvida a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Entre outras alterações, PSD e CDS-PP pretendiam distinguir o período imediatamente a seguir à convocatória eleitoral dos dias de propaganda oficial antes do ato de sufrágio, consagrando no primeiro o princípio da liberdade editorial dos órgãos de Comunicação Social no tratamento das várias forças políticas. Na campanha, propriamente dita, vigoraria o tradicional princípio da igualdade de tratamento das candidaturas.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.