Governo disponível para discutir aumento do salário mínimo até ao fim do ano

| Política
Porto Canal / Agências

O Governo comprometeu-se hoje com os parceiros sociais a discutir uma estratégia para o período pós-'troika', bem como o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) até ao final do ano.

A informação foi dada aos jornalistas pelas confederações sindicais e patronais, após um encontro com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, depois de um encontro de quase três horas na sede do Conselho Económico e Social (CES) para abordar questões relativas ao próximo Conselho Europeu, que se realiza em Bruxelas a 20 e 21 de março.

No entanto, o encontro desta tarde entre Passos Coelho e o líder do PS, António José Seguro, para discutir uma estratégia de saída do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEGF), em maio, dominou a reunião desta manhã com as estruturas sindicais e patronais.

"O senhor primeiro-ministro afirmou perentoriamente que inicia hoje com o líder do principal partido da oposição essa ronda de discussões, que vai fazê-lo com os outros partidos com assento parlamentar e que iria discutir, também com os parceiros sociais, essa matéria do pós-'troika'",afirmou o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP/CEP), António Saraiva.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, enviou na sexta-feira uma carta a António José Seguro, em que convida o líder do PS para se reunirem e analisarem "em conjunto o processo de conclusão do programa de assistência financeira" e para a construção de uma "estratégia de médio prazo".

O secretário-geral do PS será recebido esta tarde em audiência, às 18:45, disse à Lusa fonte do gabinete de Pedro Passos Coelho.

"A única questão que o primeiro-ministro abordou [sobre esta matéria] foi a reunião de logo à tarde com o PS, e manifestou também a disponibilidade para reunir com os parceiros sociais sobre a estratégia do pós-'troika'", disse o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

Relativamente ao ‘pós-troika', "houve um convite feito de forma indireta dizendo que era necessário encontrar soluções para o futuro e que contaria, para isso, com os parceiros sociais. Vamos aguardar", afirmou, por seu turno, a presidente da UGT, Lucinda Dâmaso.

Também o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Viera Lopes, referiu essa intenção de ouvir os parceiros sociais e, sem pretender pôr em causa a vontade do Governo, considerou que "entre a intenção e a concretização vai uma grande distância".

A questão sobre o aumento do SMN também dominou a reunião desta manhã, tendo Passos Coelho transmitido a sua intenção de trazer a matéria à concertação ainda este ano, mas sem data definida, segundo confirmaram a CGTP, a CIP e a CCP.

No entanto, a UGT transmitiu aos jornalistas ter ficado com a ideia de que o aumento do salário mínimo seria discutido até maio, altura prevista para a saída da ‘troika' do país.

"O que foi dito pelo senhor primeiro-ministro em relação ao aumento do SMN e à questão da negociação coletiva foi que, esperaria que até ao final do PAEF fosse possível, em sede de concertação social, abordarmos estas questões, portanto, ficámos com a ideia que seria em abril ou maio", sublinhou Lucinda Dâmaso.

Já Arménio Carlos acentuou que "o primeiro-ministro tentou chutar para a frente o que devia estar resolvido atrás".

O salário mínimo nacional é, atualmente, de 485 euros.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.