Governo insiste na necessidade de alterar critérios de despedimento, oposição mantém-se contra

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 mar (Lusa) - O ministro do Emprego, Pedro Mota Soares, insistiu hoje na necessidade de alterar as normas relativas a despedimentos por extinção do posto de trabalho e inadaptação, mas a oposição insiste que propostas do Governo apenas pretendem facilitar despedimentos.

As alterações ao Código do Trabalho, no que diz respeito à cessação do contrato por extinção do posto de trabalho ou por inadaptação foram reformuladas pelo Executivo de Passos Coelho na sequência do chumbo do Tribunal Constitucional no final de setembro e foram discutidas hoje em plenário, na Assembleia da República.

A proposta de lei do Governo foi aprovada (com os votos contra de toda a oposição) e desce agora à Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho, onde será discutida e votada na especialidade, antes da votação final global, em plenário.

Para o deputado do PS, Nuno Sá, a intenção do Governo com as novas regras é apenas a de "desregular selvaticamente o mundo laboral", "gerar mais desemprego" e "facilitar" os despedimentos.

"O Governo está isolado. Esta é a primeira alteração ao Código do Trabalho sem o acordo de nenhum parceiro social. O Governo está contra os parceiros, contra o Tribunal Constitucional, contra os vetos do Presidente da República e contra os movimentos da sociedade civil", disse Nuno Sá.

O deputado socialista tentou ainda que o Governo esclarecesse as suas intenções em matéria de despedimentos ilegais.

"Vem aí a redução das indemnizações por despedimento ilegais", disse Nuno Sá, num comentário que ficou sem resposta por parte do Governo, com Mota Soares a afirmar que as alterações ao despedimento por extinção de postos de trabalho fecham "as reformas feitas".

O Bloco de Esquerda, o PCP e o PEV também teceram duras críticas às alterações ao Código do Trabalho propostas hoje pelo Governo, nomeadamente ao nível da fraca ou inexistente avaliação de desempenho nas empresas e sobre a intenção do Executivo de com estas alterações facilitar os "despedimentos a la carte" e promover o desemprego.

Em defesa do Governo, Mota Soares, insistiu na necessidade de ser alterado o princípio de que "o último a entrar é o primeiro a sair" em caso de reestruturação das empresas e sublinhou que a nova proposta respeita o acórdão do Tribunal Constitucional, que chumbou a primeira versão apresentada pelo Executivo.

"Foi uma proposta melhorada com contributos de parceiros e que respeita critérios do Tribunal Constitucional", disse o governante.

O TC declarou inconstitucionais algumas das normas introduzidas no Código do Trabalho em 2012, num acórdão de 20 de setembro, respondendo a um pedido de fiscalização sucessiva entregue por deputados do PCP, BE e Verdes, no TC a 12 de julho do ano passado.

A nova proposta de lei do Governo foi aprovada a 13 de fevereiro - sem acordo prévio entre os parceiros sociais - e estabelece que a avaliação de desempenho será o primeiro critério, entre cinco, a considerar pelas empresas para justificar o despedimento por inadaptação ou por extinção do posto de trabalho.

Os restantes critérios são por ordem, as menores habilitações académicas e profissionais, a maior onerosidade pela manutenção do vínculo laboral do trabalhador para a empresa, a menor experiência na função e a menor antiguidade na empresa.

Ao abrigo da lei em vigor, a antiguidade no posto de trabalho é o único critério que permite ao empregador justificar a cessação do contrato por extinção do posto de trabalho ou por inadaptação.

ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.