ZucaTuga, uma rádio que quer ter como coprodutora a comunidade brasileira em Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 21 fev 2020 (Lusa) - A web rádio ZucaTuga, que resulta de um projeto de doutoramento entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de São Paulo, vai nascer no final do mês e ambiciona ter a comunidade brasileira em Portugal como coprodutora do projeto.

O projeto surgiu no âmbito do doutoramento que Felipe Rocha está a fazer, entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de São Paulo, e vai ganhar forma no dia 29, com o lançamento da ZucaTuga, uma web rádio que pretende ser usada em benefício da comunidade e com a comunidade, disse à agência Lusa o doutorando brasileiro.

No projeto, haverá entrevistas com personalidades com relações fortes com o Brasil e Portugal, um espaço de aconselhamento jurídico com um doutorando brasileiro na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e um diálogo entre um imigrante brasileiro em Portugal e um português no Brasil sobre a condição de "forasteiros", entre outros conteúdos.

"A grande procura dos brasileiros por Portugal começou quase na época em que me mudei para aqui. Isso mostrou-me que o público com que ia trabalhar era perfeito. Passámos de uma comunidade que tinha 85 mil em 2017 para quase o dobro no final de 2019", salienta Felipe Rocha.

Desde agosto de 2018 que começou a estruturar o projeto e, entre setembro e outubro de 2019, começou a fazer as primeiras produções, ao mesmo tempo que foi recolhendo aquilo que seriam as maiores necessidades da comunidade brasileira em Portugal, referiu, apontando para o caso da rubrica de aconselhamento jurídico, que pretende ajudar em questões de legalização e de direito laboral em Portugal.

No entanto, a ZucaTuga não será um espaço fechado, sendo "o grande objetivo da rádio que a comunidade seja coprodutora" do projeto, participando nas rubricas e produzindo programas, salientou.

Para isso, serão feitas cerca de 60 oficinas presenciais de produção de conteúdos ao longo do país, para permitir que qualquer um possa participar, a partir do seu telemóvel, computador ou 'tablet'.

Utilizando o modelo operacional da RadioActive, projeto de rádio para comunidades juvenis financiado pela Comissão Europeia, a ZucaTuga não vai estar fechada à participação de brasileiros, estando as portas abertas para portugueses e imigrantes no país, vincou.

O projeto conta já com parcerias com o Departamento de Jornalismo da Universidade de Coimbra, com a Rádio Universidade de Coimbra e com a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra.

JGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.