Bolieiro não renuncia mas suspende "simbolicamente" Câmara de Ponta Delgada

| Política
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 19 fev 2020 (Lusa) -- O presidente da Câmara de Ponta Delgada esclareceu hoje que não vai renunciar ao cargo na autarquia, mas sim suspender o mandato, para se dedicar à liderança do PSD/Açores, apesar de admitir que a suspensão é definitiva.

José Manuel Bolieiro anunciou em janeiro que vai abandonar em 02 de março a presidência da maior autarquia dos Açores, mas não clarificou, na altura, se renunciava ou se suspendia o mandato.

"Simbolicamente (...) não se trata de um abandono da Câmara Municipal, por isso, não quero seguir a figura de renúncia, que, na prática, será", disse o autarca.

O presidente da Câmara de Ponta Delgada falava aos jornalistas durante a conferência de imprensa de apresentação da iniciativa de homenagem à imprensa centenária.

José Manuel Boleiro disse ainda que, "nos termos da lei, uma suspensão de mandato depois, ao fim de um determinado período legalmente previsto [365 dias], se transforma numa renúncia".

O autarca disse ainda aos jornalistas que, independentemente do resultado das eleições legislativas regionais, não tenciona retomar as suas funções na Câmara Municipal.

"A minha candidatura, enquanto líder do PSD, é a presidente do Governo, mas, em termos formais, é para fazer verificação de poderes como deputado (...) nem numa, nem noutra circunstância, se pode suspeitar que voltarei à Câmara Municipal", afirmou.

José Manuel Bolieiro foi eleito em dezembro líder do PSD/Açores, eleição para a qual era o único candidato, com 98,5% votos.

O social-democrata sucede a Alexandre Gaudêncio, que se demitiu do cargo em 15 de outubro, depois de ter sido alvo de uma investigação da Polícia Judiciária por suspeita de violação de regras de contratação pública, de urbanismo e de ordenamento do território enquanto presidente da Câmara da Ribeira Grande.

ILYD // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.