Alstom anuncia acordo para comprar Bombardier Transport

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 17 fev 2020 (Lusa) - O grupo francês Alstom anunciou hoje a compra da atividade de transportes da canadiana Bombardier por um valor entre 5.800 e 6.200 milhões de euros, o que representa a criação do segundo maior grupo ferroviário do mundo.

O acordo foi assinado com a atual direção da Bombardier, empresa que enfrenta várias dívidas, e com o banco canadiano CDPQ, principal credor, que se vai tornar no maior acionista do conglomerado, com 18% do capital.

A operação tem lugar um ano após as autoridades europeias terem vetado uma fusão entre a Alstom e a alemã Siemens, que teria permitido dar origem a um novo líder mundial no setor.

A criação do grupo que resultará da aquisição da Bombardier pela Alstom, que terá ainda de ser aprovada pelas autoridades da concorrência, permitirá constituir o segundo maior grupo ferroviário do mundo, a seguir ao chinês CRRC.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.