Portugal distinguido com dois Prémios Europa Nostra na Conservação e Educação

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 20 mar (Lusa) -- O prograna radiofónico "Encontros com o Património", da direção-geral do Património Cultural e emitido na TSF, e a Rota Histórica das Linhas de Torres estão entre os 27 distinguidos com o Prémio Europa Nostra, foi hoje divulgado.

A cerimónia de entrega dos prémios acontecerá no dia 05 de maio, no Burgtheater, em Viena, quando serão também conhecidos os vencedores do Grande Prémio, no valor 10.000 euros, escolhido entre os 27 distinguidos, e o do Prémio do Público, resultante da votação on-line.

Os 27 vencedores nas diferentes categorias - conservação; investigação; contribuições exemplares; educação, formação e sensibilização -, foram selecionados entre 160 projetos candidatos de 30 países.

A Rota das Linhas de Torres, referente às fortificações portuguesas no contexto das Invasões Francesas (1807-18011), uma candidatura apresentada pela Câmara de Loures, foi distinguida na categoria "Conservação", ao lado de outros projetos, como o Programa das Cooperativas Vinícolas na Catalunha (Espanha) e o Teatro Sociale, em Bérgamo, na Itália.

O programa "Encontros com o Património" foi escolhido na categoria "Educação, formação e sensibilização", ao lado do projeto Património Cultural sem Fronteiras -- Campos Regionais de Restauro, da Albânia, e do Projeto Atjaro, da Hungria, entre outros.

NL // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.