Info

"A Metamorfose dos Pássaros" de Catarina Vasconcelos estreia-se no festival de Berlim

| País
Porto Canal com Lusa

Berlim, 17 jan 2020 (Lusa) -- O filme "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, vai fazer a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim, anunciou hoje a organização da mostra, que revelou o programa da recém-criada secção competitiva Encontros.

Com produção da Primeira Idade, o filme está integrado numa secção que tem por objetivo "apoiar novas vozes no cinema e dar mais espaço a narrativas diversas e a formas documentais no programa oficial", atribuindo prémios a melhor filme, melhor realização e uma distinção especial do júri.

A abrir a secção vai estar o novo trabalho de Cristi Puiu, intitulado "Malmkrog", que o comunicado da Berlinale descreve como um "'tour de force' de palavras e encenação, um fresco que fascina com precisão e invenção".

"Como resultado de uma pesquisa apaixonada, os 15 títulos escolhidos para [a secção] Encontros apresentam a vitalidade do cinema em todas as suas formas. Cada filme mostra uma forma diferente de interpretar a história cinematográfica: autobiográfica, íntima, política, social, filosófica, épica, surreal. Os filmes adotam o desafio de moldar um mundo, em vez de o reproduzir", afirmou, em comunicado, o diretor artístico da Berlinale, Carlo Chatrian.

A 70.ª edição do Festival de Cinema de Berlim vai decorrer entre 20 de fevereiro e 01 de março, sendo a primeira dirigida pela dupla de Mariette Rissenbeek, como diretora-executiva, e Chatrian, na direção artística.

TDI // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Caso e-Toupeira parado devido ao recurso apresentado por um dos arguidos

O caso e-Toupeira está parado devido ao recurso apresentado por um dos arguidos. A reação do funcionário judicial Júlio Loureiro está a atrasar o início do julgamento.

Covid-19: Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridade japonesas confirmaram hoje que o português Adriano Maranhão, canalizador no navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao coronavírus Covid-19, disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Morreram 11 235 pessoas por AVC em 2018, mortes por doenças respiratórias aumentam

Os acidentes vasculares cerebrais causaram em 2018 o maior número de óbitos, com 11.235 mortes, mas os dados melhoraram em relação ao ano anterior, ao contrário das mortes por doenças respiratórias, que estão a aumentar, segundo o INE.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.