Pyongyang ameaça Washington com possíveis testes nucleares ou de mísseis

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 15 mar (Lusa) -- A Coreia do Norte ameaçou hoje os Estados Unidos advertindo o país para a possibilidade de realizar testes nucleares ou de mísseis se Washington persistir na sua "política hostil" contra o regime de Kim Jong-un.

"Enquanto as ameaças e a chantagem nuclear dos Estados Unidos se mantiverem, a luta do nosso exército e do nosso povo para reforçar a nossa dissuasão nuclear de autodefesa continuará", indicou a Comissão Militar Central, um dos órgãos mais poderosos do regime norte-coreano, num comunicado citado pela agência estatal KCNA.

Os Estados Unidos "devem ter em conta que se podem adotar sucessivamente medidas adicionais para demonstrar este poderio", é referido na mesma nota.

Essas "medidas adicionais" poderão constituir um aviso sobre um novo teste nuclear ou de mísseis de alcance intercontinental.

Fazendo referência à "política hostil" de Washington, a Comissão Militar Central sublinhou que a Coreia do Norte não será a primeira a acabar com o seu programa nuclear, apesar da insistência.

"Os Estados Unidos apegam-se a uma 'estratégia de paciência' com a esperança de que nós seremos os primeiros a fazer um movimento e a mudar mas, na verdade, nós é que esperamos com grande paciência que alguém com perspetiva e uma maneira de pensar normal e realista vá para a Casa Branca", é referido no documento citado pela Efe.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.