Comissão governamental australiana vai investigar corrupção em sindicatos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 14 mar (Lusa) - O procurador-geral da Austrália, George Brandis, anunciou hoje o estabelecimento de uma comissão governamental para investigar a gestão das finanças nos sindicatos e eventuais atos de corrupção e subornos.

À luz do plano inicial, a comissão vai iniciar as audiências a 09 de abril, prosseguindo com os trabalhos sob a direção do antigo juiz do Tribunal Superior australiano Dyson Hayden até ao final do ano, altura em que deverá ser submetido ao Governo um relatório, indicou em comunicado George Brandis e o ministro do Trabalho, Eric Abetz.

O estabelecimento desta comissão, anunciado pelo primeiro-ministro, Tony Abbott, no mês passado, visa analisar à lupa os principais sindicatos australianos.

Em meados de fevereiro, um tribunal australiano condenou o ex-deputado Craig Thomson, acusado de ter utilizado fundos públicos do Sindicato de Serviços de Saúde para cobrir gastos pessoais, como prostitutas ou compra de cigarros, e desviado dinheiro entre 2002 e 2008 quando era secretário daquela entidade.

O primeiro-ministro australiano negou, em entrevista à ABC, que a medida represente uma "declaração de guerra" contra organizações de trabalhadores, em resposta ao Conselho Australiano da Organização de Sindicatos que denunciou "uma caça às bruxas".

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.