"Lagarada" no centro do Porto promove em setembro papel do vinho em Portugal

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 jun (Lusa) -- A Associação Empresarial de Portugal (AEP) promove a 20 de setembro, no centro do Porto, uma "enorme lagarada" no âmbito da iniciativa governamental "Portugal Sou Eu", para valorizar o papel do vinho no crescimento económico do país.

Em comunicado, a associação adianta que, nesse dia, os residentes e visitantes na cidade "vão ser convidados a pisar as uvas de um grande lagar com 60 metros quadrados, montado estrategicamente no centro da cidade [no Campo dos Mártires da Pátria], até que as uvas fiquem reduzidas a mosto".

Intitulada "A Vindima", a iniciativa visa "sensibilizar a opinião pública para a importância dos produtos portugueses, e particularmente do vinho, no crescimento económico do país".

Segundo adianta a AEP, a pisa da uva "vai decorrer durante a noite, como manda a tradição, acompanhada de apontamentos musicais e provas de vinho".

"O lagar funcionará em ambiente animado, como uma enorme pista de dança por onde deverão passar cerca de 1000 pessoas", acrescenta.

Trata-se de "um evento de valorização da oferta nacional, que promove, em simultâneo, uma das mais emblemáticas tradições culturais dos portugueses" e cujo objetivo é recuperar a tradição da vindima para "mostrar aos portugueses e ao mundo o que Portugal tem de melhor".

"Pretende-se, desta forma, lançar um acontecimento distintivo, de perfil fortemente mediático, focado em mensagens chave de valorização da oferta nacional que, num futuro próximo, possa também ser um evento potenciador do turismo, semelhante a outros que já se tornaram referências turísticas internacionais", sustenta a associação.

Conforme explica a AEP, "'A Vindima' é a transposição para o universo português de um formato de eventos já testado internacionalmente e apoiado em elementos tradicionais e distintivos de determinadas cidades ou regiões, que são elevados ao patamar de produto turístico, com forte impacto nos media e na opinião pública".

É o caso de 'La Tomatina', em Buñol, Espanha (uma "guerra" de tomates que acontece anualmente na praça central do município, cuja produção de tomate é o elemento central da economia local" ou da Batalha das Laranjas, em Ivrea, Itália, uma região com grande produção de citrinos em que o Carnaval é tradicionalmente comemorado com uma batalha de laranjas.

Outro dos exemplos avançados pela associação é o da Oktober Fest, em Munique, na Alemanha, "um festival realizado em redor da bebida tradicional daquela região - a cerveja -- que mobiliza anualmente centenas de milhar de visitantes de todo o mundo".

Lançado em dezembro de 2012, o "Portugal Sou Eu" é um programa de 'marketing' coletivo do Governo português destinado a melhorar a competitividade das empresas portuguesas e a contribuir para o crescimento económico do país.

PD // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.