Ministra da Saúde guineense denuncia desvio de quase um milhão de euros no principal hospital

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bissau, 11 dez 2019 (Lusa) - A ministra da Saúde Pública da Guiné-Bissau, Magda Robalo, denunciou um alegado desvio de quase um milhão de euros dos cofres do principal hospital do país e afirmou que o caso terá que ser esclarecido pela justiça.

Em documentos enviados à Lusa pela própria ministra, pode verificar-se que 600 milhões de francos CFA (cerca de 914 mil euros) terão sido desviados para proveito próprio.

Os documentos reportam-se aos resultados de uma auditoria do Tribunal de Contas ao exercício económico no Hospital Nacional Simão Mendes entre 2016 e o primeiro trimestre de 2018.

Os documentos apontam para a existência de "despesas efetuadas sem especificação de natureza, despesas não justificadas e dívidas a terceiros", sem enquadramento.

As conclusões apuradas pela auditoria - que imputa responsabilidades diretas aos diretores do Simão Mendes durante aquele período - já foram encaminhadas para a justiça, declarou a ministra, que espera "um esclarecimento cabal e a responsabilização criminal".

A denúncia de Magda Robalo acontece numa altura em que o Ministério da Saúde guineense intensifica os contactos com os parceiros internacionais para a busca de fundos para a melhoria do sistema da saúde pública.

MB // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.