Comboios circulam com normalidade, apesar da greve na CP e Refer

Comboios circulam com normalidade, apesar da greve na CP e Refer
| País
Porto Canal

A circulação ferroviária estava às 06:00 a decorrer com normalidade, apesar da greve dos trabalhadores da CP, CP-Carga e da Refer contra os cortes salariais e privatizações, adiantou à agência Lusa uma fonte da CP - Comboios de Portugal.

"Entre as 00:00 e as 06:00 de hoje a circulação fez-se com normalidade. Registámos apenas uma supressão parcial, ou seja, um comboio que devia ter partido de Tomar com destino a Lisboa, mas que acabou por partir do Entroncamento", disse a porta-voz da CP, Ana Portela, remetendo para mais tarde novo balanço da paralisação.

Os trabalhadores da CP, CP - Carga e da Refer cumprem hoje uma greve de 24 horas contra os cortes salariais e privatizações previstas para o setor.

O coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), José Manuel Oliveira, explicou anteriormente à Lusa que na base do protesto está "o corte dos salários e dos direitos" no setor, assim como "as políticas de privatização/concessão e destruição do serviço público ferroviário".

O dirigente sindical criticou, nomeadamente, o fim do direito ao transporte gratuito, quer de reformados, quer de trabalhadores no ativo.

O sindicato critica também os cortes no abono de família, o "acordo de empresa recortado às tirinhas", o "brutal aumento dos impostos" e os "cortes nas pensões", além do menor investimento em ferrovia (quer no material circulante, quer na infraestrutura), da "redução contínua" de trabalhadores e da total falta de "segurança" quanto à manutenção do posto de trabalho.

+ notícias: País

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).