ISN quer surfistas preparados para salvar banhistas nas praias

ISN quer surfistas preparados para salvar banhistas nas praias
| País
Porto Canal

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) anunciou hoje que no domingo vai avançar com ações de formação para surfistas sobre salvamento e suporte básico de vida a banhistas ao longo da costa, para reduzir os acidentes nas praias.

O projeto 'Surf Salva', realizado em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, pretende "dotar os surfistas e praticantes de bodyboard, que fazem a modalidade em praias não vigiadas, de conhecimentos de salvamento, de suporte básico de vida, sobre como rebocar a vítima para terra ou o que fazer quando chegam a terra com a vítima consciente ou inconsciente", afirmou o comandante do ISN, Nuno Galhardo Leitão, à agência Lusa.

Em 2013, ocorreram 80 salvamentos de banhistas por surfistas e 12 mortes nas praias, das quais 10 em praias não vigiadas e duas em praias vigiadas, segundo o ISN.

"Este projeto poderá aumentar o salvamento e a garantia de segurança nas praias não vigiadas, onde não há uma vigilância eficaz, e reduzir o número de mortes e acidentes nas praias", estimou.

Nuno Galhardo Leitão adiantou que o projeto surge numa altura em que se avizinha uma época balnear complicada em termos de vigilância e salvamento marítimo.

"Tivemos um inverno com grandes temporais, que provocaram grandes alterações no fundo do mar, pelo que poderão surgir agueiros e correntes onde antes não existiam e comportamentos anormais àquilo que os nadadores-salvadores estavam habituados", alertou.

Por seu turno, o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, disse à Lusa que se trata de "um projeto meritório que vai dotar as praias de mais mãos a salvar, o que é fundamental".

"Não se trata apenas de ter conhecimento e meios para tirar alguém da água, mas de conseguir avaliar o estado da vítima", sublinhou, considerando tratar-se de uma "lacuna" para a comunidade do surf, composta por cerca de 150 mil praticantes, que frequentam as praias de verão e de inverno.

O ISN estima realizar 50 ações de formação, com 60 participantes cada, junto das três centenas de escolas de surf existentes, tendo como público-alvo os instrutores de surf.

A primeira delas começa no próximo fim de semana na Costa da Caparica, com uma sessão teórica no sábado e a sessão prática no domingo, na Praia do Paraíso, apoiadas pelo Instituto Hidrográfico e ministradas por David Szpilman, referência mundial em salvamento aquático e diretor da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.