Primeiro-ministro chinês confia num "nível apropriado de crescimento" em 2014

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 13 mar (Lusa) - O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, manifestou-se hoje confiante nas "enormes potencialidades" da economia do país e na sua capacidade para "assegurar um nível apropriado de crescimento", apesar dos "sérios desafios" que enfrenta.

"Não vai ser fácil, mas o que mais devemos recear não é a dificuldade em si, mas o não estarmos preparados" para enfrentar os desafios, disse Li Keqiang no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

Numa conferência de imprensa após o encerramento da sessão anual da Assembleia Nacional Popular, Li Keqiang salientou que, em 2014, a China "precisa de assegurar um firme crescimento económico e o emprego" e, ao mesmo tempo, "elevar a qualidade e eficiência do desenvolvimento económico" e "tratar da poluição".

O governo chinês preconizou para este ano um crescimento económico de "cerca de 7,5%, igual à meta fixada para 2013 e que acabou por ficar 0,2 pontos percentuais aquém do índice alcançado (7,7%).

Admitindo alguma flexibilidade naquela meta, o primeiro-ministro chinês disse não estar "preocupado" com o crescimento do Produto Interno Bruto.

"O crescimento que queremos é o que proporcione benefícios reais à população", acrescentou.

AC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.