Exportações aumentam 5,8% e as importações 4,8% no trimestre terminado em Janeiro de 2014

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 12 mar (Lusa) - As exportações aumentaram 5,8% e as importações 4,8% no trimestre terminado em janeiro de 2014, face ao período homólogo, tendo o défice comercial aumentado em 0,2 milhões de euros, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014 a taxa de cobertura registou um aumento homólogo de 0,9 pontos percentuais (p.p.), para 83,2%.

Considerando apenas janeiro de 2014, as exportações de bens aumentaram 2,3% e as importações de bens 9,3% face ao mês homólogo (respetivamente +9,0% e +3,4% em dezembro de 2013).

De acordo com o instituto, o aumento das exportações traduziu a evolução do comércio intra-UE (devido principalmente aos combustíveis minerais e vestuário), já que no comércio extra-UE se verificou uma diminuição.

Já a subida de 9,3% das importações resultou sobretudo do acréscimo registado no comércio intra-UE (generalizado à quase totalidade dos grupos de produtos, mas em especial nos combustíveis minerais e veículos e outro material de transporte).

PD // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.