Pelo menos 30 feridos e oito viaturas incendiadas em confrontos na Venezuela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 12 mar (Lusa) - Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, uma delas a tiro, e oito viaturas foram incendiadas, esta terça-feira, na Venezuela, na sequência de violentos protestos na Universidade Centro-ocidental Lisando Alvaro, em Barquisimeto, a 380 quilómetros a sudoeste de Caracas.

Segundo as rádios locais, os confrontos, que duraram mais de cinco horas, entre estudantes e oficiais da Guarda Nacional, eclodiram depois de motociclistas armados terem atacado uma concentração de protesto junto à porta daquela universidade.

Fontes universitárias dão conta de que, além das oito viaturas de estudantes e funcionários da universidade, foram ainda incendiadas uma biblioteca e um gabinete.

Segundo manifestantes, encapuzados infiltraram-se na manifestação e também atearam fogo a um tanque militar.

Por outro lado, pelo menos 16 pessoas ficaram feridas no Estado de Mérida, 770 quilómetros a sudoeste de Caracas, em confrontos com os organismos de segurança e funcionários públicos que tentaram retirar barricadas colocadas na Avenida Las Américas.

Entretanto, em Caracas, o presidente da Câmara Municipal de Chacao (leste), Ramón Muchacho, disse que um grupo de encapuzados atacou as sedes do Ministério de Infraestruturas e a Direção Executiva da Magistratura, com 'cocktails' Molotov.

A Guarda Nacional (polícia militar) foi destacada para o local, tendo tentado dispersar os manifestantes com recurso a gás lacrimogéneo, .

A Venezuela tem sido palco, há um mês, de protestos diários contra a insegurança, escassez de produtos e repressão policial e pela liberdade de expressão, os quais, embora sendo pacíficos, degeneram, por vezes, em atos de violência que provocaram pelo menos 22 mortos, várias centenas de feridos e mais de mil detidos.

A oposição convocou para hoje uma marcha em Caracas, em que são esperadas milhares de pessoas de várias regiões do interior do país, para recordar que passou precisamente um mês sobre o dia em que três estudantes foram assassinadas durante uma marcha que terminou em atos de violência.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Libertador (centro de Caracas), a marcha da oposição não foi autorizada.

FPG // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.