Estudo vai definir ordenamento da orla costeira entre Caminha e Espinho

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 11 mar (Lusa) - A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) pretende definir um modelo de ordenamento para a orla costeira entre Caminha e Espinho através de um concurso público já em curso, disse hoje à Lusa fonte daquela entidade.

A elaboração deste estudo foi lançada a concurso na passada quinta-feira, com um preço base de 180 mil euros, e as propostas podem ser apresentadas na APA até 04 de abril.

Depois de adjudicado, o vencedor deste procedimento terá sete meses para apresentar o Modelo de Ordenamento da Orla Costeira Caminha-Espinho, envolvendo o litoral de oito concelhos, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.

Após a sua apresentação, o estudo ainda será sujeito a consulta pública e definirá o modelo para implementar o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), já aprovado para aquela área.

De acordo com fonte da APA, este POOC é um instrumento de gestão territorial que regulamenta os diferentes usos e atividades específicos daquele litoral e define a classificação das praias e a regulamentação do seu uso balnear ou a sua valorização.

Estabelece ainda a orientação para o desenvolvimento de atividades de defesa e conservação da natureza no litoral, além de classificar e regulamentar o uso e ocupação do solo.

Nos últimos anos, recorda a APA, já foram realizados investimentos nesta zona costeira, em cumprimento do POOC Caminha-Espinho, como o nível das infraestruturas de saneamento básico, acessos, parques de estacionamento, demolições e requalificação dos espaços públicos.

PYJ // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.