Info

Depois do "charuto" Oumuamua, astrónomos localizam um cometa interestelar no Sistema Solar

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 14 out 2019 (Lusa) - Um segundo objeto interestelar, um cometa, foi localizado no Sistema Solar, divulgou hoje a revista científica Nature Astronomy.

O primeiro, o asteroide Oumuamua, com a forma de um charuto, foi detetado em 2017 com um telescópio no Havai, nos Estados Unidos.

O novo cometa foi identificado pelos especialistas depois do alerta, a 30 de agosto, de um astrónomo amador, Gennadiy Borisov, natural da Crimeia, para um objeto estranho no céu.

Após análises aos dados recolhidos, mediante observações com telescópios em Espanha e no Havai, astrónomos profissionais concluíram que o objeto provém de outro sistema solar, desconhecido, dada a sua órbita.

O cometa, batizado como "2I/Borisov", em homenagem à pessoa que primeiro o detetou, é formado essencialmente por poeira ligeiramente avermelhada, na cauda, tendo o seu núcleo sólido cerca de um quilómetro de raio.

Quando os cometas se aproximam do Sol, o gelo que os compõem transforma-se em gás, visível também na cauda.

O cometa "2I/Borisov" poderá ser observado melhor em dezembro quando estiver ainda mais próximo do Sol.

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais nove mortes e 328 casos confirmados de Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.

Visitas a lares não serão suspensas, diz Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido disse hoje que o Governo está "com muita atenção" aos casos de covid-19 nos lares, mas rejeitou voltar a suspender visitas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.