Info

MyMachine lança livro no Folio sobre projeto que envolve 10.000 crianças

| País
Porto Canal com Lusa

Óbidos, Leiria, 11 0ut 2019 (Lusa) -- Cerca de 10.000 crianças em oito países do Mundo já participaram no MyMachine, um projeto criado há 10 anos para estimular a criatividade nas escolas e incentivar as crianças a construírem a sua máquina de sonho.

Dez anos depois de ter iniciado o MyMachine, Piet Grymonprez revelou hoje, em Óbidos, que "o projeto já envolveu 10 mil crianças e resultou na construção de 2.000 protótipos", a partir das máquinas de sonho desenhadas por crianças.

"Máquinas para limpar o quarto, fazer os trabalhos de casa, ir à lua ou afastar fantasmas" são alguns dos exemplos de "criativade" apontados hoje pelo cofundador do projeto que surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, e que em Portugal é desde 2014 desenvolvido pelo município de Óbidos.

Piet Grymonprez lançou hoje Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos o livro "What Is Your Dream Machine", resultado de três anos de trabalho, e que reúne o contributo de 21 escritores de nove países envolvidos no projeto.

A obra espelha o conceito do MyMachine e reflete sobre a necessidade de "atualizar os sistemas de ensino", incentivar "a criatividade dos alunos "e estabelecer parcerias com empresas" para permitir que o projete chegue a mais alunos em todo o mundo.

O belga apresentou ainda "a primeira máquina de sonho que vai ser comercializada em vários países", um fantasma luminoso que muda de cor até as crianças adormecerem, e cujas receitas "serão aplicadas no projeto MYMachine", disse Piet Grymonprez à agência Lusa.

O MyMachine está atualmente implantado na Bélgica (onde se iniciou), França, África do Sul, Eslovénia, Eslováquia, Estados Unidos, Noruega e Portugal.

Em Portugal, a coordenação nacional do projeto está a cargo do Parque Tecnológico de Óbidos, e envolve o município, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e o CENFIM - Núcleo de Caldas da Rainha, envolvendo ainda os municípios de Campo Maior e Vila Nova de Famalicão.

Piet Grymonprez adiantou à Lusa na rota do MyMachine estão agora países como a Índia, Equador, Austrália, Canadá e Croácia onde "se espera encontrar os parceiros ideais para alargar o conceito", concluiu.

O Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos decorre na vila até ao dia 20 com mais de 210 iniciativas, em 450 horas de programação, em torno da literatura.

Sob o tema "O Tempo e o Medo" mais de meio milhar de convidados de quatro continentes participam em 16 mesas de escritores, 12 exposições e 13 concertos que integram a programação.

Organizado em cinco capítulos (Autores, Folia, Educa, Ilustra e Folio Mais) o festival teve a sua primeira edição em 2015, num investimento de meio milhão de euros, comparticipados por fundos comunitários, sendo desde então custeado pela autarquia e por parceiros institucionais.

DA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Covid-19: Portugal com 1.447 (+11) mortos e 33.261 (+366) infetados

Portugal regista hoje 1.447 mortes relacionadas com a covid-19, mais 11 do que na terça-feira, e 33.261 infetados, mais 366, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Vacinas administradas em maio caíram mais de 40%

O número de vacinas administradas em maio caiu mais de 40% em comparação com o mesmo mês de 2019, fixando-se em 300.693, segundo os dados do Portal do SNS.

Covid-19: Militares "ofereceram" mais de 6.100 camas e fizeram 151 mil litros de gel

As Forças Armadas mantêm no terreno grande parte do seu dispositivo para ajudar no combate à pandemia de covid-19, com mais de 6.100 camas, e já produziram 151 mil litros de álcool gel, informou o Governo.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.