MyMachine lança livro no Folio sobre projeto que envolve 10.000 crianças

| País
Porto Canal com Lusa

Óbidos, Leiria, 11 0ut 2019 (Lusa) -- Cerca de 10.000 crianças em oito países do Mundo já participaram no MyMachine, um projeto criado há 10 anos para estimular a criatividade nas escolas e incentivar as crianças a construírem a sua máquina de sonho.

Dez anos depois de ter iniciado o MyMachine, Piet Grymonprez revelou hoje, em Óbidos, que "o projeto já envolveu 10 mil crianças e resultou na construção de 2.000 protótipos", a partir das máquinas de sonho desenhadas por crianças.

"Máquinas para limpar o quarto, fazer os trabalhos de casa, ir à lua ou afastar fantasmas" são alguns dos exemplos de "criativade" apontados hoje pelo cofundador do projeto que surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, e que em Portugal é desde 2014 desenvolvido pelo município de Óbidos.

Piet Grymonprez lançou hoje Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos o livro "What Is Your Dream Machine", resultado de três anos de trabalho, e que reúne o contributo de 21 escritores de nove países envolvidos no projeto.

A obra espelha o conceito do MyMachine e reflete sobre a necessidade de "atualizar os sistemas de ensino", incentivar "a criatividade dos alunos "e estabelecer parcerias com empresas" para permitir que o projete chegue a mais alunos em todo o mundo.

O belga apresentou ainda "a primeira máquina de sonho que vai ser comercializada em vários países", um fantasma luminoso que muda de cor até as crianças adormecerem, e cujas receitas "serão aplicadas no projeto MYMachine", disse Piet Grymonprez à agência Lusa.

O MyMachine está atualmente implantado na Bélgica (onde se iniciou), França, África do Sul, Eslovénia, Eslováquia, Estados Unidos, Noruega e Portugal.

Em Portugal, a coordenação nacional do projeto está a cargo do Parque Tecnológico de Óbidos, e envolve o município, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e o CENFIM - Núcleo de Caldas da Rainha, envolvendo ainda os municípios de Campo Maior e Vila Nova de Famalicão.

Piet Grymonprez adiantou à Lusa na rota do MyMachine estão agora países como a Índia, Equador, Austrália, Canadá e Croácia onde "se espera encontrar os parceiros ideais para alargar o conceito", concluiu.

O Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos decorre na vila até ao dia 20 com mais de 210 iniciativas, em 450 horas de programação, em torno da literatura.

Sob o tema "O Tempo e o Medo" mais de meio milhar de convidados de quatro continentes participam em 16 mesas de escritores, 12 exposições e 13 concertos que integram a programação.

Organizado em cinco capítulos (Autores, Folia, Educa, Ilustra e Folio Mais) o festival teve a sua primeira edição em 2015, num investimento de meio milhão de euros, comparticipados por fundos comunitários, sendo desde então custeado pela autarquia e por parceiros institucionais.

DA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).