Info

Tusk confia que Portugal continuará a ter estabilidade política sob liderança de Costa

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 07 out 2019 (Lusa) -- Portugal irá continuar a ter "estabilidade política, coesão social e prosperidade económica" com um Governo liderado por António Costa, estimou hoje o presidente do Conselho Europeu, numa carta de felicitações enviada ao primeiro-ministro pela vitória nas eleições legislativas.

"Em nome do Conselho Europeu, felicito-te calorosamente pela vitória nas eleições de ontem. Confio que durante a próxima legislatura, e sob a tua liderança, Portugal continuará a usufruir de estabilidade política, coesão social e prosperidade económica", pode ler-se na missiva enviada por Donald Tusk a António Costa.

O presidente do Conselho Europeu nota que o sucesso eleitoral do primeiro-ministro português acontece "num momento desafiante para a Europa e para o Mundo".

"A unidade europeia é mais necessária do que nunca e confio que o teu Governo continuará a desempenhar um papel construtivo nos temas mais relevantes, como a emergência climática, os conflitos comerciais, o Quadro Financeiro Plurianual, as migrações e a conclusão da União Económica e Monetária, assim como o 'Brexit'", salientou.

Esta manhã, também o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, felicitou António Costa, pela vitória nas legislativas de domingo, salientando o "apoio e solidariedade" mostrados por Portugal aos seus parceiros da União Europeia.

"O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker escreveu ao primeiro-ministro, António Costa, para o felicitar pela vitória nas eleições legislativas no domingo, em Portugal e agradecer, em nome da Comissão Europeia, o apoio e solidariedade mostrados por Portugal aos seus parceiros, apesar dos inúmeros momentos difíceis", informou hoje a porta-voz do executivo comunitário, Mina Andreeva.

O PS venceu as legislativas de domingo, sem maioria absoluta, seguindo-se PSD, BE, CDU (PCP/PEV), CDS-PP e PAN. Chega, Iniciativa Liberal e Livre elegeram pela primeira vez deputados nestas eleições, em que, pelas 00:30 de hoje, estavam apuradas todas as freguesias do território nacional, faltando contabilizar apenas votos dos círculos da emigração.

AMG (IG) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Secretária de Estado da Valorização do Interior desvaloriza eventuais mudanças da descentralização de secretarias

A descentralização de secretarias de Estado anunciada pelo próprio Governo parece continuar a ser assunto tabu. Desta feita foi a secretária de Estado da Valorização do Interior que relativizou o assunto.

Conselho de Ministros aprova quinta-feira salário mínimo de 635 euros em 2020

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Conselho de Ministros, na quinta-feira, vai aprovar o valor de 635 euros para o salário mínimo em 2020, considerando que representa um aumento adequado à situação económica e social do país.

Partidos consensualizam um minuto e meio para Chega, IL e Livre no debate com PM

Todos os partidos com assento parlamentar consensualizaram hoje intervenções de um minuto e meio para os deputados únicos de Chega, Iniciativa Liberal e Livre no debate quinzenal com o primeiro-ministro de quarta-feira.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

"Este mundo espantoso, inquieto e...

D'Mais

Hora do chá - o que é o...