Artista português Add Fuel participa na 1ª Trienal de Arte Pública da Lituânia

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 set 2019 (Lusa) -- O artista português Add Fuel participa por estes dias na 1.ª Trienal de Arte Pública da Lituânia, em Klaipéda, desafiado pela Mistaker Maker -- Plataforma de Intervenção Artística, convidada pela organização da iniciativa.

A Mistaker Maker, num comunicado enviado à agência Lusa, refere que, "no âmbito da 1.ª Trienal de Arte Pública em Klaipéda, Lituânia", foi , convidada "pelo Klaipeda Culture Communication Center (KKKC) a apresentar uma intervenção de um artista português".

A escolha recaiu em Add Fuel, cujo trabalho se caracteriza pela reinvenção do azulejo tradicional português, "para responder a uma intervenção que pretende espelhar, exaltar e corporizar valores históricos em novos valores de originalidade e exemplaridade".

O convite do KKKC levou a Mistaker Maker "à descoberta de um território no qual é possível encontrar vestígios da presença de tribos medievais do Báltico, de Cavaleiros Teutônicos, de uma Alemanha Nazi durante a 2.ª Guerra Mundial e de uma antiga União Soviética".

A intervenção de Add Fuel, no pátio do Museu de História da Lituânia Menor, tem como inspiração "vestígios dos Séc. XIV ao XIX pertencentes ao arquivo local, conectando o contexto histórico da cidade portuária de Klaipéda a uma obra de arte contemporânea e ao espaço público".

A programação da 1.ª Trienal de Arte Pública inclui exposições, intervenções artísticas, palestras e debates. A apresentação da intervenção de Add Fuel está marcada para sexta-feira.

Ilustrador 'freelancer', Diogo Machado (Add Fuel) começou a reinterpretar azulejos tradicionais, com recurso a 'stencil' (pintura com moldes), quando, em 2008, foi convidado a participar numa exposição em Cascais, que consistia em revestir edifícios com telas com ilustrações. Desde então, já expôs em várias cidades, em Portugal e no estrangeiro.

Além disso, é possível ver-se trabalhos seus nas ruas, como o painel de azulejos numa das escadarias da avenida Infante Santo, em Lisboa, ou murais, com recurso a 'stencil', em cidades como Ovar, Beja, Viseu Lisboa, Madrid, Montreal (Canadá), Hong Kong e Paris.

JRS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

Em resposta à Lusa, a DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.