Economia da zona euro regista em Fevereiro maior aceleração em 32 meses

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 mar (Lusa) - A economia da zona euro cresceu pelo oitavo mês consecutivo em fevereiro e registou a maior aceleração dos últimos 32 meses, anunciou hoje a empresa de serviços de informação financeira Markit.

O PMI (Purchasing Managers Index) composto da zona euro atingiu 53,3 pontos em fevereiro, o valor mais alto desde junho de 2011, acima da estimativa rápida, que apontava para um valor de 52,7, e dos 50 pontos pelo oitavo mês consecutivo, segundo a Markit.

Em janeiro, o PMI tinha sido de 52,9 pontos.

Um índice PMI inferior a 50 pontos significa contração, enquanto um superior indica expansão da atividade.

"O índice PMI final indica que a economia da zona euro cresceu ao ritmo mais forte desde junho de 2011, contrastando com a desaceleração da anterior estimativa rápida do PMI", afirmou o economista chefe da Markit, Chris Williamson.

Williamson referiu que tendo como base os meses de janeiro e fevereiro juntos, a leitura do PMI sugeriria uma taxa de crescimento da zona euro entre 0,4% de 0,5% no primeiro trimestre deste ano, que seria o melhor resultado dos últimos três anos.

A zona euro expandiu-se 0,3% nos últimos três anos de 2013, depois de uma taxa de crescimento de 0,1% no terceiro trimestre e de 0,3% no segundo, depois de 18 meses de recessão.

O PMI dos serviços da zona euro subiu de 51,6 em janeiro para 52,6 em fevereiro.

Williamson sublinhou que o crescimento "continuou a ser liderado pela Alemanha, contrastando com um novo e preocupante recuo em França".

"Estes dados sugerem que existe o risco da economia francesa voltar a retrair-se no primeiro trimestre", precisou.

Em relação ao desemprego, Williamson afirma que houve "boas notícias", que sublinhou que ainda que houve em fevereiro, apesar de leve, a primeira expansão da contratação desde 2001.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.