Info

Exposição com artistas plásticos lusófonos faz itinerânica pela Turquia

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 set 2019 (Lusa) - A exposição "Lusofonias", com artistas plásticos de Portugal, Brasil, Moçambique e Cabo Verde, vai fazer uma itinerância pela Turquia a partir de hoje, anunciou a Perve Galeria, em Lisboa.

A mostra, que passará primeiro por Istambul, onde ficará até domingo, no âmbito da Contemporary Istanbul Art Fair, conta com obras de artistas como Cruzeiro Seixas (Portugal), Fernando Lemos (Portugal/Brasil), Malangatana (Moçambique) e Manuel Figueira (Cabo Verde).

De acordo com a galeria, a exposição irá depois a Ancara, ficando patente nas galerias da Universidade de Bilkent, de 19 de setembro a 05 de outubro, dia em que se fará um ato simbólico de homenagem a todas as independências.

Esse ato será realizado através da exibição de obras realizadas por Manuel João Vieira e pelo coletivo português BorderLovers, acompanhando estes artistas a viagem da exposição à Turquia.

No âmbito desta itinerância, a Perve Galeria irá também apresentar um projeto que liga a arte portuguesa à chilena, com obras de João Ribeiro, Manuel João Vieira e do coletivo BorderLovers, de Pedro Amaral e de Ivo Bassanti, a par com obras de Aldo Alcota, Miguel Huerta e Ivan Villalobos.

Esta itinerância tem o apoio da Embaixada de Portugal em Ancara, do Instituto Camões e da feira de arte contemporânea de Istambul.

De acordo com o galerista Carlos Cabral Nunes, a exposição despertou também o interesse dos Emirados Árabes Unidos, através do ministro de Estado Zaki Nusseibeh, que nomeou um alto representante do país para "indagar as condições necessárias" à realização de "uma mostra ampla" da Coleção Lusofonias no âmbito da Expo Dubai 2020.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Covid-19: Portugal tem 9.886 infetados e 246 mortes

Portugal regista hoje 246 mortes associadas à covid-19, mais 37 o que na quinta-feira, e 9.886 infetados (mais 852), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Há momentos de angústia indescritíveis". A Zona Covid do Hospital de Santa Maria da Feira

Uma equipa do Porto Canal entrou na zona Covid do Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, hospital que recebeu os primeiros 21 casos de novo coronavirus a 17 de março. A unidade de saúde foi totalmente remodelada para dar resposta à pandemia que o país enfrenta.

Covid-19: Restauração representa 90% dos incumprimentos às medidas do Estado de Emergência

O setor da restauração representa 90% dos incumprimentos das medidas do estado de emergência. Os dados foram revelados pelo Ministério da Administração Interna.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.