Substância encontrada em avião no aeroporto de Lisboa não constitui perigo para a saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 ago 2019 (Lusa) - A substância encontrada hoje no porão de um avião da Swiss International no Aeroporto de Lisboa não constitui "perigo para a saúde humana", prevendo-se que a aeronave descole ao início da noite, indicou a ANA.

Numa declaração escrita enviada à agência Lusa, a ANA - Aeroportos de Portugal refere que, "após avaliação da substância pela equipa especializada dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, conclui-se que não há perigo para a saúde humana".

Contudo, a ANA não adianta qual a substância encontrada no avião.

Ainda segundo a ANA, pelas 19:00 o perímetro de segurança já tinha sido levantado, "prevendo-se que a aeronave esteja pronta para descolar em breve".

No 'site' da ANA, às 19:15 já era dada a indicação que os passageiros do voo da Swiss Internacional para Zurique, que deveria ter descolado às 14:35, estavam a embarcar.

Ao início da tarde, fonte oficial do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP disse à Lusa que tinha sido encontrado um "pó químico" no porão de um avião no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O Cometlis indicou que recebeu o alerta pelas 14:58 e que elementos policiais tinham montado um perímetro de segurança, estando a operação a cargo do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa, que tem elementos preparados com equipamento NBQ (Nuclear, Biológico e Químico).

À Lusa, fonte dos RSB de Lisboa afirmou tratar-se de "sacos rompidos" que continham um pó, sem especificar qual.

Estiveram no local 17 operacionais e quatro veículos, de acordo com a página oficial da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

VAM (JGS/JML) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

PSP e GNR vão fiscalizar uso do telemóvel na condução

A PSP e a GNR vão estar nos próximos oito dias na estrada a alertar os condutores para os riscos do uso do telemóvel a conduzir, numa operação de fiscalização e sensibilização, foi esta segunda-feira anunciado.

4,3 milhões de doentes internados em hospitais europeus contraem infeções

Todos os anos, 4,3 milhões de doentes internados em hospitais nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE) contraem pelo menos uma infeção associada aos cuidados de saúde durante o internamento.

Ministério Público pede pelo menos nove anos de pena de prisão para Manuel Pinho

O Ministério Público (MP) pediu, esta segunda-feira, uma pena não inferior a nove anos de prisão para o ex-ministro da Economia Manuel Pinho no julgamento do caso EDP, no qual responde em tribunal por corrupção passiva, fraude e branqueamento.