Avião no qual foi detetado "pó químico" é da Swiss International e aguarda autorização para descolar

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 ago 2019 (Lusa) -- O avião no qual foi encontrado hoje "pó químico" no porão, no Aeroporto de Lisboa, pertence à Swiss International, disse à agência Lusa esta companhia aérea da Suíça, acrescentando que a aeronave aguarda autorização para descolar para Zurique.

De acordo com a página da internet da ANA -- Aeroportos de Portugal, gestora aeroportuária, estava previsto que o voo com o número LX20851 tivesse descolado para Zurique às 14:35, mas a última atualização indica que a descolagem está agora agendada para as 18:10, depois de já ter descolagem prevista para as 17:30.

Fonte oficial da Swiss International explicou à Lusa que as autoridades portuguesas "estão a investigar uma substância" encontrada no porão do avião, sem informar qual, o que obrigou à saída dos passageiros e da tripulação para o exterior da aeronave.

Fonte oficial do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP disse anteriormente à Lusa que o "pó químico" foi encontrado no porão de um avião no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O Cometlis indicou que recebeu o alerta pelas 14:58, acrescentando que a aeronave em causa pertence "às linhas aéreas suíças" e que elementos policiais montaram um perímetro de segurança, enquanto a operação está a cargo do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa, que tem elementos preparados com equipamento NBQ (Nuclear, Biológico e Químico).

À Lusa, fonte dos RSB de Lisboa afirmou tratar-se de "sacos rompidos" que contêm um pó, sem especificar qual.

Pelas 17:55, estavam no local da ocorrência, classificada como "radiológicos, dentro de uma instalação", ainda dada como ativa, 17 operacionais e quatro veículos, de acordo com a página oficial da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A Lusa contactou a ANA-Aeroportos de Portugal, gestora do aeroporto, mas até ao momento não obteve respostas.

JGS/JML // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já é conhecida a combinação vencedora do EuroDreams desta segunda-feira.