Empresas pedem ao Governo que atue se serviços mínimos não forem cumpridos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 ago 2019 (Lusa) -- A associação patronal das empresas de combustíveis ANTRAM considera inaceitável a ameaça dos motoristas de deixarem de cumprir os serviços mínimos determinados para a greve que teve hoje início e pediu ao Governo para tomar medidas.

"Esperamos que o Governo aja porque é inaceitável que alguém, menos de uma hora depois de terem iniciado os serviços mínimos, já os esteja [a ameaçar] incumprir", afirmou à Lusa o porta-voz da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), André Matias.

O também advogado da associação referia-se a declarações feitas pelo porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas, em Aveiras de Cima, Azambuja, Lisboa, onde está concentrado um piquete de greve na sede da CLC - Companhia Logística de Combustíveis.

"Vamos deixar de cumprir os serviços mínimos", disse aos jornalistas o representante do sindicato nacional de motoristas Pardal Henriques, acusando as empresas de não respeitarem o direito à greve e estarem a subornar motoristas para furar a paralisação.

"Apelamos à calma, apelamos a que cumpram os serviços mínimos, lamentamos profundamente, mais uma vez, estas acusações que vem desacompanhadas de qualquer documento", referiu André Matias, pedindo ao Governo "para agir".

O porta-voz da ANTRAM lamentou ainda a postura do sindicato, apontando Pardal Henriques como alguém que "gosta de conflito constante, de crispação constante" e que, por isso, "torna impossível o diálogo".

"A ANTRAM gostava de, por uma vez, não ter razão. Dissemos que não iam cumprir os serviços mínimos e é aquilo que se preparam para fazer", disse, rejeitando as acusações de incumprimento durante a noite e alegando que isso era impossível "uma vez que os serviços mínimos só começaram às 08:00".

Em declarações feitas aos jornalistas, Pardal Henriques afirmou que há trabalhadores a serem subornados para fazerem serviço em dia de greve.

"Os trabalhadores estão a ser subornados. Há polícia e exército a escoltar os camiões. Não foi o sindicato que quebrou os serviços mínimos, mas sim as empresas e o Governo que violaram o direito à greve", disse.

O primeiro-ministro, António Costa, está, desde as 09:30, na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide, Oeiras, para assistir ao 'briefing' operacional para avaliar o desenrolar dos acontecimentos.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), tendo-se também associado à paralisação o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN).

O Governo decretou serviços mínimos entre 50% e 100% e declarou crise energética, que implica "medidas excecionais" para minimizar os efeitos da paralisação e garantir o abastecimento de serviços essenciais como forças de segurança e emergência médica.

PMC (PSP) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.