Dominado fogo na enconsta do Castelo de Sesimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Sesimbra, Setúbal, 11 ago 2019 (Lusa) -- O incêndio que deflagrou hoje à tarde na encosta do castelo de Sesimbra (Setúbal) já se encontra dominado, desde as 18:30, tendo queimado mato, mas sem causar danos materiais ou vítimas, revelou a Proteção Civil.

"O incêndio encontra-se dominado, desde as 18:30, e não existem vítimas, nem danos materiais. Só queimou mato", disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

O fogo começou na Rua da Assenta, na encosta do castelo e, questionada pela Lusa sobre a alegada pluma de cinzas e o fumo que terá provocado sobre Sesimbra, a fonte do CDOS considerou a situação "normal".

"Todos os fogos criam fumo e é normal que crie aquela pluma, o castelo é mesmo encostado a Sesimbra", disse.

O incêndio, segundo revelou à Lusa esta tarde fonte do Comando Territorial de Setúbal da GNR, obrigou à retirada de "cerca de 50 pessoas" que se encontravam "a visitar" o castelo, as quais foram transportadas para "local seguro".

De acordo com a mesma fonte, quando as chamas eclodiram "na zona envolvente ao castelo" encontravam-se nas instalações "cerca de 50 pessoas e entre 25 a 30 veículos".

"Tenho a informação de que tanto as pessoas como os veículos já foram retirados, de forma progressiva, para evitar a confusão", e foram, "calmamente, transportados para um local seguro", disse.

Dessas pessoas retiradas do interior do castelo pela GNR, "ninguém apresentava ferimentos", assinalou a mesma fonte da guarda.

As operações de combate ao incêndio mobilizavam, por volta das 19:00, 92 operacionais, apoiados por 27 veículos terrestres e um meio aéreo (um helicóptero), revelou a fonte do CDOS.

RRL // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.