CGTP desfila em Lisboa e apela aos portugueses para que lutem contra a austeridade

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 fev (Lusa) -- O secretário-geral da CGTP apelou hoje ao povo português para que lute contra as políticas de austeridade do Governo e considerou que as marchas que estão agora a decorrer no país são um bom exemplo da indignação dos portugueses.

"Vale a pena lutar, mas há que prosseguir a luta para derrotar as políticas de austeridade e de empobrecimento deste Governo e apelo, nesse sentido, ao povo português porque o momento é de agir", disse o sindicalista à agência Lusa no decorrer do desfile que se dirige para São Bento, em Lisboa.

Arménio Carlos considerou que as marchas que hoje se realizam em Lisboa, Porto e Leiria "estão a correr muito bem, porque ao fim do dia, princípio de noite, estão milhares de trabalhadores nas ruas".

O sindicalista lidera a manifestação ao som de palavras de ordem como "o povo unido jamais será vencido", "é urgente e necessário o aumento dos salários" e "fartos de aldrabões, queremos eleições", entre outras.

A CGTP-IN marcou para hoje em Lisboa, Porto e Leiria marchas contra "a política de austeridade imposta pela 'troika' e pelo Governo".

Em Lisboa, a manifestação, que termina junto à residência oficial do primeiro-ministro, foi antecedida de três pré concentrações: uma junto ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, outra junto ao Ministério da Educação e outra junto ao Ministério da Saúde.

O início das concentrações ficou marcado por intervenções de dirigentes sindicais de cada um dos setores e membros da Comissão Executiva da CGTP-IN.

Os desfiles juntaram-se na zona de Picoas e no Marquês de Pombal, onde entraram os reformados que participam no protesto.

Os manifestantes seguem para São Bento, onde Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN fará a intervenção de encerramento e onde será aprovada uma resolução reivindicativa.

A data do protesto foi marcada de forma a coincidir com a presença da 'troika' em Portugal para mais uma avaliação do programa de assistência financeira.

Para sexta-feira está marcada uma marcha idêntica para Coimbra.

RRA/SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.