Confiança dos consumidores atinge máximo de 4 anos em Fevereiro - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 fev (Lusa) -- O indicador de clima económico e a confiança dos consumidores voltaram a recuperar em fevereiro, com este último a atingir o valor mais elevado desde janeiro de 2010, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) melhorou em fevereiro alcançando os -32,6 pontos (dos -36,7 pontos observados em janeiro) e atingindo o valor mais elevado dos últimos quatro anos (desde janeiro de 2010).

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) recuperou igualmente, mantendo o perfil iniciado em janeiro do ano passado, embora de forma mais ligeira, para os -0,6 pontos (dos -0,8 pontos observados em janeiro).

Desde julho do ano passado, de acordo com o INE, observou-se um aumento dos indicadores de confiança em todos os setores (Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços).

"O aumento do indicador de confiança dos Consumidores em fevereiro deveu-se ao contributo positivo das expectativas sobre a evolução do desemprego, da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, mais expressivo nos dois primeiros casos", refere o instituto.

A confiança dos consumidores estabeleceu em dezembro do ano passado um recorde negativo.

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos. Um número negativo significa que houve mais respostas pessimistas do que otimistas.

A Comissão Europeia divulgou hoje que o indicador de sentimento económico do Eurostat para Portugal piorou em fevereiro, depois de seis meses consecutivos a subir, mantendo-se abaixo da média dos países da União Europeia (UE).

O indicador de sentimento económico calculado pelo gabinete de estatísticas da Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia.

Em Portugal, o indicador passou de 99,6 pontos em janeiro para 98,6 pontos em fevereiro.

O INE e o Eurostat usam metodologias diferentes para calcular os seus indicadores.

ICO // MSF

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