Governo autoriza abertura de 200 vagas para médicos poderem progredir para topo da carreira

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 jun 2019 (Lusa) -- O Governo autorizou hoje a abertura de 200 vagas para concursos de promoção para assistente graduado sénior, a categoria de topo da carreira médica, avançou à agência Lusa o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

O despacho foi publicado hoje e visa o gradual reequilíbrio da hierarquia interna da carreira médica e o alargamento da capacidade formativa do Serviço Nacional de Saúde.

Posteriormente, será publicado pelo Ministério da Saúde um despacho com a distribuição das vagas a preencher, por estabelecimento de saúde e especialidade.

Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, o despacho prevê um tempo máximo de dois meses para definir quais os hospitais e quais as especialidades médicas, sendo o procedimento concreto executado em cada um dos hospitais.

"A minha expetativa é que possamos até ao final de julho ter esse trabalho feito e publicado", disse Francisco Ramos.

O objetivo da medida é "os profissionais médicos poderem progredir na sua carreira e com isto robustecer as categorias mais seniores nos hospitais e melhorar as condições de formação pós-graduada médica", frisou.

"Além de responder às naturais expetativas das pessoas poderem progredir na carreira até ao topo, é importante para as condições para a formação pós-graduada, nomeadamente para os serviços terem as condições para isso", sustentou Francisco Ramos.

HN // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".