Marcas de mobiliário português Munna e Ginger & Jagger apostam nos EUA e Ásia

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Porto Canal / Agências

Porto, 26 fev (Lusa) - A empresa portuguesa de mobiliário Urbanmint, detentora das marcas Munna e Ginger & Jagger, prevê aumentar em 30% a faturação este ano face aos 1.068 milhões de euros de 2013 e apostar nos mercados americano e asiático.

"Em 2014 estamos a reforçar o mercado americano, onde estamos a trabalhar com um distribuidor local. Os mercados novos onde vamos apostar são os asiáticos, investindo na participação no evento de design 100% Design Xangai e na Maison & Objet Ásia", afirmou a empresária Paula Sousa em entrevista à agência Lusa.

"Queremos entrar em mercados de grande escala que valorizem o trabalho artesanal e conhecer uma nova linguagem e identidade. Conhecendo o consumidor asiático teremos um novo conhecimento para peças a desenvolver no futuro", acrescentou.

Segundo Paula Sousa, fundadora e presidente do conselho de administração das duas marcas - que, em novembro de 2013, se tornaram nas primeiras marcas portuguesas de design comercializadas pelos armazéns londrinos Harrods - a Munna exporta atualmente 95% da produção para 36 países, com destaque para o Reino Unido, Arábia Saudita, França e Suíça.

A empresa de Matosinhos, cujo mobiliário é criado por designers portugueses e feito à mão por artesãos no Norte de Portugal, está agora apostada em "reforçar o portfólio e elevar a imagem dos produtos através da coleção 'Time'", enveredando por uma "abordagem mais sofisticada, através da utilização de metais como cobre e latão".

"Em janeiro lançámos a poltrona 'Louise', a poltrona 'Babe', o banco 'Jeane', a cadeira 'Mary Q' e o sofá 'Sophia'", referiu Paula Sousa, revelando que a empresa está agora a preparar-se "para o maior evento do ano, que decorre em abril durante o salão internacional do móvel em Milão" e onde lançará "mais peças de design de mobiliário", incluindo um biombo e poltronas.

Vencedora do Prémio Internacional de Design e Arquitetura 2012, com a poltrona 'Becomes Me', a Munna tem sido parceira de projeto em diversas cadeias hoteleiras, tendo sido o mobiliário selecionado para o Hotel Sheraton Park Tower, em Londres, o Hotel La Maison Favart, em França, o Hotel Four Seasons Baku, no Azerbeijão, e o restaurante Le Pain Français, na Suécia.

Mais recentemente, foi também escolhida para equipar o Hotel Adelphi, em Melbourne, e a cadeia NH, em Roterdão, tendo ainda as marcas Jean Paul Gaultier e Moschino adquirido peças Munna para algumas boutiques em Milão.

Entre os projetos residenciais e privados em que a marca está envolvida, Paula Sousa destaca, em Londres, a residência One Hyde Park.

Na sequência da presença no piso de mobiliário do Harrods, que regista 14 milhões de visitantes por ano, as marcas Munna e Ginger & Jagger dizem ter vindo a registar "contactos diários" dos colaboradores daqueles armazéns "com pedidos específicos de personalização de algumas peças".

"Dizem-nos que os clientes estão a adorar e que a recetividade é elevada", salientou Paula Sousa, revelando que, entre as encomendas já em produção para clientes do Harrods, está a de uma produtora cinematográfica que pretende utilizar peças do mobiliário português num dos seus filmes.

PD // ATR

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