Maior edição de sempre do Cistermúsica arranca na sexta-feira em Alcobaça

| País
Porto Canal com Lusa

Alcobaça, Leiria, 26 jun 2019 (Lusa) -- O Cistermúsica -- Festival de Música de Alcobaça, arranca na sexta-feira com a maior edição de sempre a esbater fronteiras entre o popular e o erudito e a levar 50 concertos a municípios de todo o país.

Os cinquenta concertos que compõem a programação do Cistermúsica 2019 fazem desta "a maior edição de sempre" do festival, que nesta edição se alarga também "a mais 13 municípios e a mais géneros musicais", disse o diretor artístico, Rui Morais, à agência Lusa.

Na sua 27.ª edição o festival, que decorrerá entre sexta-feira e o dia 28 de julho, procura este ano "esbater a fronteira entre o erudito e o popular", apostando num programa que junta "as obras clássicas mais conhecidas ao fado e ao jazz", acrescentou.

Um mês de música e dança que arranca com o Ludovice Ensemble a interpretar Cantatas de Johann Sebastian Bach, compostas em diferentes períodos da vida do compositor.

Ao longo deste mês, a programação principal contará com nomes internacionais como o Kronos Quartet, de origem norte-americana, a pianista sul-coreana Young-Choon Park e o duo irlandês Michelle L. O'Connor e Wolodymyr Smishkewych, entre outros.

Já na vertente programação "Off", destacam-se as atuações de Camané e Mário Laginha, que levarão ao Claustro do Silêncio, no Mosteiro de Alcobaça, o projeto "Aqui está-se sossegado".

Na Sala dos Monges, a organização propõe um encontro entre a flauta de bambu de Rão Kyao e a voz e o pei pá (instrumento de cordas tipicamente chinês) de Lu Yanan, num concerto intitulado "Porto Interior".

O jazz de Madeleine Peyroux e da Big Band da Nazaré e a dança contemporânea são outras das vertentes da programação "Off" a marcar a edição 2019, que contempla igualmente a vertente "Júnior e Famílias" e espetáculos descentralizados por municípios da região e outros, mais distantes, onde se localizam monumentos cistercienses.

No caso da programação "Em Rede" regista-se este ano "um alargamento dos municípios parceiros chegando a programação a cidades como Évora, Marinha Grande, S. Pedro de Moel, Batalha, Peniche, Rio Maior e Leiria", disse Rui Morais.

Já no que toca à "Rota de Cister", o programa integra concertos no Mosteiro de Arouca, no Conventos das Bernardas (Lisboa), no Mosteiro do Lorvão (Penacova, Coimbra) e no Mosteiro de São Bento de Castris (Évora).

O grosso da programação mantém-se, como habitualmente, no Mosteiro de Alcobaça, onde terão lugar 21 dos 30 espetáculos no concelho, sendo os restantes descentralizados para o Mosteiro de Santa Maria de Cós (um dos mais ricos mosteiros portugueses femininos da Ordem de Cister) e para as freguesias de Pataias e da Benedita.

O Cistermúsica conta este ano com um orçamento de 276 mil euros, mais 36 mil euros que na edição anterior, "em resultado da maior contribuição dos outros municípios da rede e do aumento de patrocínios" que Rui Morais espera virem a suportar "50% dos custos anuais de realização daquele que é já o maior festival de música clássica do país".

A expectativa da organização é que na edição 2019 o festival se alargue a novos públicos, "sobretudo mais jovens, e que atinja a meta dos 10 mil espetadores".

O Cistermúsica nasceu em 1992 numa iniciativa da Câmara de Alcobaça, e é organizado, desde 2002, pela Banda de Alcobaça com a produção da Academia de Música de Alcobaça.

Conta com o apoio institucional da autarquia, da Direção-Geral das Artes e, desde 2015, com a Rota de Cister, ganhou dimensão nacional levando parte da sua programação principal ao património cisterciense edificado pelo país.

DA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.