Tancos: Azeredo "secundarizou" conhecimento que teve do "memorando" da PJM - relatório

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jun 2019 (Lusa) -- O relatório da comissão de inquérito ao furto de Tancos defende que o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes "secundarizou" o conhecimento que teve de "alguns elementos" do memorando da PJM sobre a recuperação do material furtado.

"Apurou que o Ministro da Defesa teve conhecimento através de contacto telefónico de alguns elementos do conteúdo dos documentos deixados pelo Coronel Luis Vieira [ex-diretor da Polícia Judiciária Militar] e pelo [ex-inspetor] Major Vasco Brazão no MDN, [Ministério da Defesa Nacional] no mesmo dia, tendo-o secundarizado", lê-se na versão final do relatório.

A versão preliminar do relatório da comissão de inquérito, entregue no final de maio, não qualificava a atitude do então ministro Azeredo Lopes face ao que conheceu do documento, referindo que teve conhecimento "a posteriori" de "alguns elementos do conteúdo", não tendo memória "de o ter recebido em suporte digital e muito menos físico".

Foi também retirada do relatório a ideia de que dos documentos entregues pelos dois ex-responsáveis da PJM ao ex-chefe de gabinete de Azeredo Lopes "era impossível extrair a existência de qualquer comportamento ilícito por parte da PJM".

A proposta do BE defendia que Azeredo Lopes tomou conhecimento de "elementos" do relatório "tendo-o desvalorizado, revelando assim uma certa incúria ao não lhe dar a importância devida".

Este conjunto de alterações foi incluído no relatório "por ponderação das propostas do PSD e do BE" mas, na hora da votação, o CDS-PP defendeu que o texto devia ir mais longe para consagrar que Azeredo Lopes soube através do seu chefe de gabinete "do essencial" do documento que descreve o procedimento seguido pela PJM na recuperação do material e que se "desenrolou à margem do Ministério Público".

A proposta de alteração do CDS-PP foi rejeitada com os votos contra dos deputados do PS, BE e PCP. A parte sobre as responsabilidades governativas será votada hoje ao final da tarde, bem como o relatório após as alterações finais.

Na quarta-feira, a comissão de inquérito volta a reunir-se para declarações finais.

A comissão parlamentar de inquérito sobre as consequências e responsabilidades políticas no furto de material militar em Tancos está a trabalhar desde novembro de 2018, estando já agendada a votação do relatório para o dia 03 de julho, no plenário da Assembleia da República, último ato do inquérito ao caso que fez cair o chefe do Estado-Maior do Exército Rovisco Duarte e o ministro da Defesa Nacional Azeredo Lopes.

O furto de material de guerra foi divulgado pelo Exército em 29 de junho de 2017. Quatro meses depois, a PJM revelou o aparecimento do material furtado, na região da Chamusca, a 20 quilómetros de Tancos, em colaboração com elementos do núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé.

Entre o material furtado estavam granadas, incluindo antitanque, explosivos de plástico e uma grande quantidade de munições.

O processo de recuperação do material militar levou a uma investigação judicial em que foram detidos vários responsáveis, entre eles o agora ex-diretor da PJM Luís Vieira.

SF/(NS)//ACL

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.