BE de Viseu considera "triste e ridícula" a rutura da oncologia do hospital

| Política
Porto Canal com Lusa

Viseu, 13 jun 2019 (Lusa) -- Um dos membros da comissão coordenadora distrital de Viseu do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje à agência Lusa que "é triste e ridículo" que um serviço do hospital, como é o caso da oncologia, não possa aceitar novos utentes.

"O Bloco de Esquerda acha triste e ridículo que um serviço de um hospital com esta dimensão chegue ao ponto de não aceitar novos utentes. Continuamos a defender que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) necessita de muito mais investimento do que aquele que tem tido", avançou Carlos Couto.

No entender deste responsável político, o Centro Hospitalar Tondela Viseu "precisa desse investimento por dois motivos: primeiro, para conseguir tapar os buracos do desinvestimento dos últimos anos e, depois, em segundo, para poder evoluir e dar melhores condições aos utentes".

Esta reação surge depois de, na terça-feira, num comunicado conjunto, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro, o Sindicato Independente dos Médicos e a secção regional do Centro da Ordem dos Médicos referirem que a situação atingiu "o ponto de rutura e que os colegas oncologistas assumem a incapacidade de garantir a consulta e tratamentos de quimioterapia para novos doentes".

Carlos Couto adiantou à agência Lusa que, "tal como tem vindo a acontecer e, nomeadamente sobre o centro oncológico prometido para Viseu", o BE "vai questionar o Ministério [da Saúde] e vai levar o assunto ao Parlamento".

"Através do nosso grupo parlamentar e do nosso deputado Moisés Ferreira vamos questionar diretamente o ministério e, além das perguntas, vamos deixar claro que para o Bloco esta situação tem de ser resolvida de imediato e têm de ser arranjadas soluções para que os utentes possam continuar a serem atendidos em Viseu", afirmou.

Entre as perguntas que seguirão para o Governo, vai também a "questão do investimento na radioterapia e centro oncológico, ou seja, o investimento que está prometido, mas que ainda não começou", no Centro Hospitalar Tondela Viseu.

"Não é só este problema que esperamos que seja pontual, é também depois o investimento que é necessário para que o serviço possa melhorar e para que os doentes possam ser atendidos em Viseu, mesmo sem este problema de falta de médicos", lembrou.

Para Carlos Couto, a "pressão política e pública que, felizmente, está a existir", neste momento em que foi anunciada, por parte dos profissionais de saúde, a rutura do serviço de oncologia em Viseu, "que não seja só para pôr mais um penso rápido".

"Que toda esta pressão não seja para remediar a situação, mas que seja para haver um investimento, para que não volte a acontecer e para que o serviço possa ter mais valências através do investimento necessário na saúde", concluiu Carlos Couto.

IYN // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.