Câmara de Vila Real anuncia isenções no pagamento de água a casais desempregados

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 24 fev (Lusa) -- A Câmara de Vila Real vai atribuir isenções do pagamento da água e respetivas taxas a casais com ambos os cônjuges desempregados e que estejam em situação de dificuldade, anunciou hoje o presidente da autarquia.

Rui Santos afirmou à agência Lusa que o regulamento que concede este apoio às famílias do concelho foi hoje aprovado e, depois de uma discussão pública, deverá entrar em vigor dentro de um mês a um mês e meio.

O autarca explicou que esta medida resulta de uma promessa eleitoral.

"Durante a campanha eleitoral tivemos a perceção que o número de famílias em que os dois elementos do casal estavam desempregados era significativo no concelho de Vila Real e que mereciam e precisavam de um apoio específico", salientou.

Hoje mesmo algumas notícias deram conta de que o número de casais com ambos os cônjuges desempregados avançou 2% em janeiro, face a igual mês de 2013, e atingiu os 13.250 em todo o país.

De acordo com os dados recolhidos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de janeiro, havia mais 263 casais do que um ano antes a garantirem a sua sobrevivência com as prestações sociais de desemprego pagas pelo Estado.

Em dezembro, o número de casais nesta situação fixou-se nos 12.713, o que representa um aumento de 4,2% em janeiro, em termos mensais.

"Dando resposta a uma promessa eleitoral mas também à realidade, criamos um regulamento que prevê a isenção do pagamento da água e respetivas taxas aos casais ou famílias monoparentais em que a situação de desemprego seja efetiva e o nível de rendimento o justifique", afirmou Rui Santos.

Salientou ainda que o "apoio aumenta consoante o número de filhos que esses casais possam ter".

O autarca referiu que, para a atribuição deste apoio, será analisado caso a caso. O apoio é concedido pelo período de um ano, podendo ser renovável enquanto os dois elementos do casal se mantiverem em situação de desemprego.

O presidente disse ainda que, por causa da situação económica e financeira, há "muitas mais famílias a pedir apoio à câmara municipal".

Salientou ainda que o "maior flagelo" que atinge este território é "o desemprego".

"Esta é uma resposta para minimizar, dentro daquilo que são as competências da Câmara municipal, a situação de dificuldade das famílias no concelho de vila Real", salientou.

PLI (ICO) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.