Câmara de Valpaços cria tarifa social de água para famílias carenciadas

| Norte
Porto Canal / Agências

Valpaços, 19 fev (Lusa) - A Câmara de Valpaços criou um tarifário social de consumo de água para as famílias carenciadas e numerosas do concelho, avançou hoje à Lusa o presidente, Amílcar Almeida.

"Esta iniciativa surge como forma de compensação para tentar ultrapassar as dificuldades e pretende, de alguma forma, proteger as famílias mais desprotegidas socialmente por razões relacionadas com situações de desemprego, baixos salários e reformas reduzidas", disse.

O autarca social-democrata revelou que, nos últimos meses, alguns consumidores têm manifestado dificuldades em pagar as faturas de água.

Para beneficiar de descontos no consumo de água, o rendimento mensal do agregado familiar não pode ser superior a duas vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

Além disso, o total de depósitos em instituições bancárias, certificados de aforro e valores mobiliários não podem ultrapassar os 7.500 euros, tal como o valor do património, rústico e urbano, e veículos, não pode ser superior a 15.000 euros.

Os descontos na conta da água, que variam mediante o escalão de consumo e o número de pessoas do agregado familiar, situam-se entre os 10 e 60%.

Amílcar Almeida assumiu que a medida pesa na sustentabilidade económica da autarquia, mas é uma forma de ajudar a população face à atual conjuntura nacional e local.

"A autarquia evita, assim, proceder a cortes de abastecimento de água por falta de pagamento das faturas", realçou.

E, acrescentou, "criámos, desta forma, uma maior equidade social".

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.