PSD de Santo Tirso diz que detenção de Joaquim Couto "tem de ser esclarecida ao detalhe"

| Norte
Porto Canal com Lusa

O líder do PSD de Santo Tirso, José Pedro Miranda, considerou hoje “de extrema importância” que “se esclareça ao detalhe” o porquê da detenção do presidente da Câmara deste concelho, o socialista Joaquim Couto.

“Em primeiro lugar devo dizer que ninguém pode ser considerado culpado antes de tudo apurado e investigado e o PSD de Santo Tirso defende a o princípio da presunção de inocência. Mas se houve este desfecho, as autoridades policiais terão indícios de alguma coisa. Não atuam sem consciência. É de extrema importância que se esclareça tudo ao detalhe”, disse José Pedro Miranda.

O presidente da Câmara de Santo Tirso, distrito do Porto, foi hoje detido pela Polícia Judiciária (PJ) no âmbito da Operação Teia, que envolveu 50 agentes da Judiciária e seis magistrados.

De acordo com fonte policial o autarca está nos calabouços da PJ/Porto e vai ser presente às autoridades esta quinta-feira.

No âmbito da mesma operação foram também detidos o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, bem como o presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Laranja Pontes, e a empresária Manuela Couto (mulher do autarca de Santo Tirso).

Questionado sobre se considera que com a detenção do atual presidente da Câmara, o socialista Joaquim Couto, esta autarquia tem condições de gestão, o presidente da concelhia social-democrata local vincou que “primeiro, o processo deve correr os trâmites normais”, mas frisou “muita preocupação”.

“Se houver, efetivamente responsabilidade, naturalmente a Câmara Municipal fica sem condições de gestão. Os dinheiros públicos exigem muito rigor. Acompanhamos a situação e estamos extremamente preocupados”, disse José Pedro Miranda.

Já a vereadora do PSD de Santo Tirso, Andreia Neto, considerou “prematuro” fazer comentários sobre o caso.

“Temos de aguardar pelo desenvolvimento do processo”, disse a vereadora social-democrata que era candidata da oposição ao PS nas autárquicas de 2017.

A Operação Teia, cuja “investigação policial mais profunda começou há um ano e meio”, conforme referiu à Lusa fonte policial, decorreu hoje com 10 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, e culminou com a detenção de quatro pessoas com idades compreendidas entre os 48 e os 68 anos.

Em causa suspeita de “prática reiterada de viciação de procedimentos de contratação pública, com vista a favorecer pessoas singulares e coletivas, proporcionando vantagens patrimoniais”, lê-se no comunicado de imprensa enviado à comunicação social.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).