Vila Flor sem casos de bullying sinalizados nas escolas

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Flor, Bragança, 20 fev (Lusa) -- O "Programa de Prevenção sobre Bullying" em Vila Flor, no Distrito de Bragança, não detetou qualquer caso junto das crianças das escolas do concelho, divulgaram hoje os promotores, que fazem "um balanço positivo" da iniciativa.

Entre 27 de janeiro e 14 de fevereiro, o Gabinete de Psicologia do município transmontano promoveu junto das crianças do primeiro ciclo sessões sobre o tema, no âmbito da Unidade Móvel de Saúde, uma parceria estabelecida entre a autarquia, a Santa Casa da Misericórdia e o Centro de Saúde.

No concelho de Vila Flor "não há casos de bullying sinalizados", realçou o presidente da Câmara, Fernando Barros, que destaca, no entanto "a importância de este e de outros programas de prevenção que ainda possam vir a ser desenvolvidos com as crianças".

O balanço do programa é "bastante positivo" para a psicóloga Carla Santos, que coordena o programa, na medida em que "ajudou as crianças a familiarizarem-se com o termo bullying".

Com o objetivo de ajudar a criança a lidar com este problema, este programa teve um "cariz totalmente pedagógico e pretendeu debater e refletir acerca dos possíveis comportamentos que uma vítima de bullying pode ter, ou o que deve ser feito no caso de a criança assistir a uma situação de bullying", sublinham os promotores.

Durante as sessões, os mais pequenos conseguiram identificar comportamentos para ter a sala de aula livre de bullying e foram apresentadas e trabalhadas diversas formas de gestão de sentimentos, como a raiva, e exercícios de relaxamento.

A próxima fase deste Programa de Prevenção do Bullying vai decorrer junto de professores e encarregados de educação, em dada ainda a definir, segundo a organização.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.