Marcelo aponta importância da língua portuguesa para projeção do país

Marcelo aponta importância da língua portuguesa para projeção do país
| Política
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou este domingo a importância da língua portuguesa para a projeção de Portugal no mundo, durante uma visita oficial à China, onde 25 universidades têm licenciaturas em português.

"Não é possível separar Portugal da língua portuguesa. Há países que têm várias línguas, Portugal tem uma língua, fundamental para a sua projeção no mundo", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, num encontro com professores e agentes literários chineses.

Citando Fernando Pessoa - "a língua portuguesa é a pátria portuguesa" - o Presidente disse querer que "a relação entre China e Portugal seja excelente não apenas na economia e nos contactos sociais, mas também na cultura".

"Queria agradecer tudo o que têm feito pela língua portuguesa" afirmou, perante representantes de editoras chinesas como a CITIC, Comercial Press e Archipel, e responsáveis pelo ensino do português em universidades de Pequim e Xangai.

Até 1999, apenas a Universidade de Estudos Internacionais de Pequim e a Universidade de Estudos Internacionais de Xangai tinham licenciaturas em português.

Desde então, as instituições de ensino superior da China Continental a incluir licenciaturas em português aumentaram de três para 25. No total, mais de 1.500 estudantes chineses frequentam agora cursos em português.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou ainda que a língua portuguesa é "partilhada por muitos outros países e comunidades espalhadas pelo mundo", incluindo em Macau, território chinês outrora sob administração de Portugal.

"A ligação entre Portugal e a China é muito antiga e é muito intensa: conhecemo-nos muito bem e gostamos uns dos outros há muitos séculos", disse.

Marcelo Rebelo de Sousa está a realizar uma visita oficial à China, que inclui encontros com o homólogo chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro, Li Keqiang, e passagens por Pequim, Xangai e Macau.

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".